sexta-feira, agosto 26, 2005

FC Porto, 1 - Estrela da Amadora, 0

Terminou o primeiro desafio oficial do FCP com uma magra vitória de 1 a 0 sobre o Estrela da Amadora, com golo de Ricardo Costa aos 57 minutos. Ora 3 pontos já cá cantam na longa caminhada na tentativa de recuperação do título de Campeão Nacional.

Não foi um jogo excelente, nem poderia ser, estamos em princípio de época e ninguém pode exigir que todas as rotinas de jogo estejam já perfeitamente sincronizadas. No entanto, ao contrário da época anterior, o FC Porto mostrou que tem uma equipa e não um aglomerado de bons jogadores individualistas e indisciplinados, táctica e disciplinarmente.

O espectro da época anterior, a dos 24 pontos perdidos em casa, chegou a pairar sobre o Dragão, mas a principal responsabilidade do aparecimento desse espectro foi, mais uma vez do público. Os portistas habituaram-se às grandes vitórias e por isso desaprenderam de ver futebol, num jogo acontecem grandes jogadas, passes falhados, um mau corte, uma jogada mal pensada, etc. Ora os portistas esperam que na sua equipa estas situações não aconteçam e esta atitude é do mais irracional que posso imaginar, com a agravante de transmitirem nervosismo para dentro do rectângulo de jogo.

Querem criticar, critiquem depois do jogo. Querem assobiar, assobiem os adversários. Agora durante o jogo sejam condescendentes e apoiem a equipa, transmitam-lhe confiança.

A nota negativa deste jogo, para além da atitude de alguns sectores do público, foi a possível lesão de Raul Meireles. Esperamos que se recomponha rapidamente pois contamos com todos nesta cavalgada em direcção ao título.

1 comentário:

Anónimo disse...

A vós publico cabe uma grande quota parte no sucesso ou não da equipa.