sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Eleitos para o Euro 2008


Desde cedo que não gosto de Scolari. Aqueles jogos de preparação para o Euro 2004, com uma equipa vergonhosa, com resultados igualmente vergonhosos... Ver um jogo da selecção tornou-se tão penoso como ser adepto do Benfica ou Sporting. Para um portista, habituado a grandes jogos e outras grandes vitórias, tem de se reconhecer, de que doi, doi bastante! Aí, Scolari só remediou após a 1ª derrota com a Grécia, mas nunca admitiu que errou antes. A qualificação para o Euro 2008, foi outra desgraça. Contudo, parece-me, Scolari tem dado sinais de uma nova postura. As críticas às bundas dos jogadores, o afirmar antes do jogo com a Itália que lá por ser um jogo de treino, era para ganhar, que era uma vergonha o saldo que a selecção tinha (e tem) com a Itália, o ter reconhecido que o jogo contra a Itália foi mau, e o ter dito que há na selecção muitos jogadores que se acham o Figo, mas que não valem nada, faz-me ver Scolari com outros olhos. Por isso, e só por isso, vou ajudá-lo e fornecer-lhe a lista dos 23 que deve levar para a Suíça e depois Áustria:

Guarda-Redes
Nuno (F.C. Porto)
Hilário (Chelsea)
Rui Patrício (Sporting)

Defesas
César Peixoto (Sporting de Braga)
Bosingwa (F.C. Porto)
Paulo Ferreira (Chelsea)
Pepe (Real Madrid)
Bruno Alves (F.C. Porto)
Ricardo Carvalho (Chelsea)
Jorge Andrade
Ricardo Costa (Shalke 04)

Médios
Maniche (Atlético de Madrid)
Deco (F.C. Barcelona)
Raúl Meireles (F.C. Porto)
João Moutinho (Sporting Clube de Portugal)

Avançados
Ricardo Quaresma (F.C. Porto)
Cristiano Ronaldo (Manchester United)
Vieirinha (Leixões)
Hugo Almeida (Werder Bremen)
Nani (Manchester United)
Hélder Postiga
Nuno Gomes (Sport Lisboa e Benfica)
Hélder Barbosa (F.C. Porto)

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Guilherme
Pessoalmente prefiro ter sob o meu comando os homens de minha confiança e não os que são considerados melhores (classificação sempre subjectiva). Jamais me traem e lutam.
E se sou eu o comandante sou eu que determino e não admito ingerências de ninguém.
Mas, antes, tenho que criticar o que escreves... sinceramente te digo que não gostei desta tua maneira de ver as coisas Ver um jogo da selecção tornou-se tão penoso como ser adepto do Benfica ou Sporting. Para um portista, habituado a grandes jogos e outras grandes vitórias... sem papas na língua dir-te-ei que me cheirou um pouco a presunção e a Chama não nos habituou a isso. Um grande campeão tem que respeitar o adversário (não falar nele aqui era atitude sensata) e ter um pouco de humildade, nem que seja como atitude defensiva para quando acontecer o reverso (porque ele acontece te garanto). E lembra-te que a história de um clube, tal como a de um povo, é feita também pelo seu passado. Se um adepto ama o seu clube porque será penoso ser adepto mesmo que o clube ande menos bem? O futebol e o desporto em geral são feitos de altos e baixos.
Quanto à Selecção jamais será penoso, porque é um pouco de nós, da nossa cara que ali anda. Em opinião estritamente pessoal digo-te que hoje não temo qualquer adversário. Há alguns anos é que era penoso ver a subjugação com que a Selecção entrava em campo. Se por obra do Scolari ou do Murtosa, do Madail ou do roupeiro, a mim não me interessa... a verdade é que a postura é outra. Essa é a principal mudança que vejo na Selecção.
Quanto à tua escolha, é tua. Esses dão-te mais confiança. A Scolari não será bem assim. Acho. Porque razão vais tirar o Ricardo da baliza atendendo que o guarda-redes será o único lugar que necessita de uma continuação para uma melhor adaptação de toda a defesa. Já ascultaste a opinião dos centrais? Esses por exemplo podem ter mais confiança no Ricardo do que em qualquer um dos outros. Dizia não sei quem que um frango só é chamado frango quando acontece aos bons guarda-redes. Não estou a dizer que ele é o melhor, admito que não te transmita confiança mas dá confança a Scolari e ele é que comanda o barco.
Focas Figo... sim um dos problemas actuais é a falta de um "Figo" de um verdadeiro capitão que camaradagem à parte ponha em respeito os seus colegas e que catapulte a equipa. Com as devidas diferenças Maradona fazia isso na Selecção Argentina. Galvanizava toda a equipa.
Quanto ao sucesso... acredito no sucesso desta Selecção, mas para isso gostava de ver um Cristiano Ronaldo jogar ao mesmo nível do que nos vai habituando no Manchester, idem para Quaresma no Porto(gostaria de ser mosca para saber o que estes dois meninos pensam um do outro )idem para Deco. Sinceramente te digo que a nível de Selecção estes três ainda estão a dever muito.
E mais nada por agora
Aquele abraço
Neves, AJ