terça-feira, janeiro 27, 2009

FC PORTO ( 2 - 0 ) SC Braga

Fui quinta-feira á noite para Londres e regressei ontem segunda-feira também à noite. Durante uns dias estive fora deste pantanal à beira-mar plantado. Pude estar em harmonia com os contraste da condição humana, aprender a ser mais tolerante e leal.

Um amigo telefonou-me a dizer que o FCP tinha ganho ao Braga e que os mais directos adversários tinham empatado os respectivos jogos. Fiquei contente por saber que o FCP tinha regressado ao primeiro lugar, mesmo não sabendo pormenores da forma como tinham decorrido os jogos.

Esta manhã ao ouvir e ver as primeiras notícias do dia caí em mim, estava de volta.

Nada de novo neste canto lamacento e pardo. Os noticiários abrem com as notícias do futebol como se mais nada se passasse no mundo, como se a nossa vida estivesse dominada pelos erros, ou roubos, dos árbitros. E a crise?... E o desemprego?... E as perseguições religiosas?... E os atentados à liberdade?...

É verdade, em Londres não há ASAE, ainda se pode tirar o açúcar dos açucareiros, o azeite dos galheteiros e, se houvesses papas de sarrabulho, ainda se poderia comer umas belas papas servidas num restaurante em panela de barro e comidas numa malga ou num prato grosseiro, beber um caneco de vinho tirado do pipo ou do garrafão.

Regressei e a única imagem bela que tenho do regresso foi o sobrevoo do Porto à noite

Bolas eu quero lá saber do futebolices, de intriguices, de ordinarices, de politiquices, eu quero é entrar nesse mundo que está a desabar, mas que está a fervilhar de coisas belas que nos obrigam todos os dias a desperdiçar.

Não aceito ser mais manipulado, não aceito ser mais uma peça na engrenagem. Sou livre e o meu pensamento voa atrás da liberdade da possível e da que eu poderei tornar possível, não abdico da minha condição de cidadão do mundo. Não abdico de um mundo multifacetado em que sendo todos diferentes saberemos preservar e respeitar essas diferenças.

Sou um grão de areia que se desloca em sentido contrário ao do vento do deserto.

Sem comentários: