quinta-feira, setembro 23, 2004

FC Porto, 1 - UD Leiria, 1


Bolas FCP e SCP estão com os mesmos 3 pontos ao fim de três jornadas, a diferença é que o primeiro só empatou e o segundo já ganhou uma vez. Será que vou ter de dar razão ao Dias da Cunha e dizer que é o sistema?...

Não me parece. Talvez mais perto da verdade ande o meu amigo Neves da Voz do Seven, fervoroso adepto da Briosa, quando diz que são uns empatas. Como todos sabemos os empatas são aqueles que nem f..., quero dizer, nem fazem nem deixam fazer.

Quanto ao jogo em si, já nem vale a pena fazer comentários. A única alteração em relação aos jogos anteriores é que a equipa teve um forte apoio dos 37.310 adeptos que estivera a presenciar um espectáculo desgarrado, desmotivado e desinteressante. Desta vez o FC Porto fez uma primeira parte com aspectos interessantes, sobretudo ao nível individual, mas com muitas falhas no colectivo, o que prova que há bons jogadores , mas que não saben jogar em conjunto. A segunda parte foi o descalbro total, nem a nível individual a equipa se safou, foi igual, ou pior, às primeiras partes dos jogos anteriores.

O público desesperou e esmoreceu e no fim já não conseguia apoiar a equipa, era de facto impossível continuar a apoiar onze tipos, mais as substituições, que estiveram a dar uns pontapés na bola, no sentido de maltratar mesmo (nem mesmo o que de bom foi feito durante o primeiro tempo serve para atenuar), durante 90 minutos, não honrando o clube que representam, nem merecendo o dinheiro que ganham.

A impressão que fica mais viva é sempre a última, se nos últimos jogos depois de uma primeira parte desastrosa se assistia a uma segunda parte francamente melhor, o que nos abria esperanças para o futuro e nos levava a acreditar que havia alguma falta de entrosamento devido à forma atribulada como a época começou, agora essas esperança parecem esfumar-se completamente. A nós portistas parece que nos resta termos consciência que estamos na presença de uma equipa vulgar, ou até abaixo disso. De quem é a culpa de tamanho descalabro? Só seu que dos sócios e adeptos não é, porque estes apoiam a equipa até ao desespero.

Há muita coisa que desconhecemos e o Presidente Pinto da Costa não está isento de responsabilidades e de críticas, sobretudo depois da novela Del Neri, até porque ninguém ficou a perceber se era, ou não, o treinador indicado para o FCP, como ele deve estar a rir-se agora. É incompreensível que numa equipa como a do FC Porto, onde tudo tem fama de ser planificado até à exaustão, tenham contratado um treinador que, segundo dizem, não correspondia ao perfil da equipa e, com esse acto irrefletido, se tenha comprometido, ou possa vir a comprometer, uma época.

Mudar um sistema de jogo não é assim tão traumático e os profissionais, que são adultos, têm de adaptar-se e trabalhar de acordo com o sistema de jogo desejado pelo treinador, que é o único patrão da equipa, e só se esse sistema não der certo é que então deve ser questionado, nunca antes de ser testado em circunstâncias reais. É melhor ter um sistema de jogo novo do que não ter sistema nenhum. Também não me parece que o problema esteja nos treinadores, talvez esteja mais no vedetismo de alguns jogadores, quer sejam eles chegados de novo à equipa, quer já cá estejam há algum tempo, mas disso eu não sei nada porque sou simplesmente sócio e adepto do FC Porto e não ando nos meandros mais ou menos obscuros e lodosos em que se movem os clubes, nem me interessa. Como portista e pessoa o que me interessa é honestidade, transparência e profissionalismo, por isso se há algo de obscuro é bom que se esclareça rapidamente. Desafio os portistas que tenham conhecimento de algo, a partilharem connosco o seu conhecimento clarificador na secção Opiniões Alternativas.

Pra já que viva o FC Porto e quem o apoiar!


Sem comentários: