quinta-feira, setembro 30, 2004

Taça UEFA


Infelizmente apenas duas equipas portuguesas passaram à fase seguinte da Taça UEFA, estão portanto de parabéns o SL Benfica e o Sporting CP. Ambas somaram 10 pontos para o ranking português, defrontaram adversários acessíveis e cumpriram a sua obrigação.

As restantes três equipas apenas somaram 4 pontos para o mesmo ranking e foi evidente a falta de experiência de CS Matimo, CD Nacional da Madeira e SC Braga nas competições internacionais. Continuo a achar que a Superliga portuguesa apenas deveria ter 16 clubes.

Voltando à análise das prestações destas três equipas. Não há dúvida que as equipas madeirenses tiveram pela frente duas das mais experientes equipas europeias, o Glasgow Rangers e o Sevilha, O Marítimo ganhou o primeiro jogo em casa por 1 - 0, e perdeu o segundo, na Escócia, por igual resultado, tendo morrido na praia na marcação das famigeradas grandes penalidades. Vi quase toda a primeira parte e o prolongamento e achei que o Marítimo se bateu com muita categoria, embora na segunda parte, segundo ouvi dizer os comentadores televisivos, tenha baixado de rendimento. Apesar de eliminado bateu-se bem, está por isso de parabéns e conseguiu 3 pontos para o ranking nacional.

Não vi nenhum dos jogos das outras duas equipas portuguesas, Nacional e Braga, mas pelos resultados do Nacional frente ao Sevilha, embora tenha somado duas derrotas foram-no por números equilibrado e, tanto quanto me lembro, foi a primeira vez que participou numa competição europeia, está também o Nacional de parabéns, apesar de não ter conseguido qualquer ponto para o ranking português, mas bateu-se e chegou até onde lhe foi humanamente possível.

Quanto ao Braga lamento não poder tecer grandes elogios, pois apesar de ter empatado em casa, tinha perdido na Escócia por 3 - 1 com uma equipa que, confesso, desconhecia totalmente. O resultado do Braga foi para mim uma desagradável surpresa, sobretudo depois de ter visto o excelente jogo que fez fente ao Benfica na Luz, na última jornada da Superliga. Nota negativa para o Braga, atenuada pelo pontinho que alcançou para o ranking nacional.

Em resumo, 14 pontos alcançados pelas cinco equipas portuguesas envolvidas na Taça UEFA não foi mau, pena é que nesta competição só duas tenham hipótese de continuar a pontuar, pois então que façam o maior número de pontos possíveis.


Sem comentários: