segunda-feira, novembro 22, 2004

FC Porto, 0 - Boavista FC, 1


Mais uma vez e por motivos pessoais estive impedido de ver este jogo, no entanto li e vi os resumos que passaram nas televisões à posteriori.

Em primeiro lugar considero indesculpável a atitude de McCarthy que prejudicou seriameente a equipa, não só neste jogo, mas também naquele, ou naqueles, que terá de cumprir obrigatoriamente de castigo.

Mais uma vez os descontos foram fatais.

Sejamos pragmáticos: equipa que não marca arrisca-se a sofrer. Foi o que aconteceu. Já nem adianta falar na falta de qualidade da arbitragem, que validou mais um golo fora de jogo e que se esqueceu do cartão vermelho para Éder (nem um cartão amarelo depois de uma falta violentíssima sobre McCarthy, nada a que já não estejamos habituados). Há que lutar contra estas adversidadades, no entanto não foi trágica a derrota do FCP frente ao Boavista, sobretudo porque quer o SCP, quer sobretudo o SLB tudo fizeram para impedir que o FCP descesse para o segundo lugar.

Será que Pinto da Costa vai agora, também, pedir uma audiência ao Governo para se queixar da incompetência das arbitragem? Para quê pedir que incompetentes julguem outros incompetentes? o FCP não precisa de favores de ninguém, só precisa de jogar o que sabe e pode.

Preocupante é a onda de lesões, fruto de um início de época mal preparado, mas o campeonato ainda vai no adro e o Rio Ave provou que ninguém, por mais favorito que seja, possa jogar descansado, porque o futebol é uma caixa de surpresas e as equipas, mesmo as consideradas pequenas, perderam o medo dos chamados grandes e assim sendo ninguém pode continuar convencido de que as camisolas vencem jogos. Os ditos grandes, incluindo o FCP, que se cuidem. Jogo fantástico do Rio Ave. Parabéns!

Só no final do campeonato é que iremos ver quem é a equipa mais regular e, como se costuma dizer, pela boca morre o peixe, pois quando Filipe Vieira disse que iria começar a festejar o título na cidade do Porto, era mais lógico que se procupasse mais com o desempenho da sua equipa do que com o "ovo no cu da galinha". Desculpem lá a grosseria, mas a paciência tem limites e, como dizia Artur Jorge, no final do campeonato os erros da arbitragem até são equilibrados, pelos menos, e acrescento eu, para os grandes. Será?

Será que o SLB vai devolover ao Rio Ave o ponto ganho na Luz com um golo em nítido, repito, em nítido fora de jogo? Talvez seja melhor pedir mais uma audiência a um qualquer ministro. Talvez ao calceteiro marítimo, que é o que mais abunda no Governo.

Não se cansem com vencesdores antecipados, cria demasiadas expectativas e causa um stress tremendo. Vão apoiando as respectivas equipas porque no fim o vencedor será aquele que somar maior número de pontos.

Não há volta a dar.

Sem comentários: