domingo, novembro 14, 2004

Gil Vicente FC, 0 - FC Porto, 2


Vi o jogo de uma forma intermitente, por isso não posso fazer uma análise muito cuidada do mesmo.

Em primeiro lugar pareceu-me que o FC Porto jogou q.b. o que não é bom, nem é mau, mas resultou.

Depois destaca-se a lesão de Diego, que esteve 10 minutos em jogo e sofreu mais faltas do que qualquer outro jogador ao longo dos 90 minutos. Saiu lesionado por causa de um toque por trás e o causador da falta nem sequer foi admoestado. Os árbitros têm que se preocupar em proteger os artistas, porque são esses que levam o público aos estádios, não os caceteiros. Uma coisa é uma falta que é fruto da própria virilidade do jogo, outra é o constante uso da falta sobre determinados jogadores com o nítido objectivo de os arrumar daquele e de outros jogos. Diego poderá estar afastado dos relvados durante alguns jogos, se não é grave para o campeonato, porque é longo, e qualquer deslize pode ser recuperado, já o mesmo não se põe em relação às competições europeias, onde é fundamental que todos estejam nas condições ideais para disputar o jogo. Perante este facto espero que Maniche, como grande jogador e profissional que é e mesmo depois de uma época extremamente desgastante, se assuma como o patrão da equipa do meio-campo parar a frente.

Quanto ao jogo notou-se falta de coordenação entre Nuno e os centrais mas, apesar de tudo, Nuno fez uma defesa apertada e importante que impediu que o Gil Vicentre crescesse. Dois golos muito bons, em particular o de Quaresma que é simplesmente genial, é um coelho tirado da cartola do Harry Potter. Fantástico!

Não tão vistoso, mas extremamente oportuno foi o golo de Costinha que adivinha com muita antecedência o local onde vai cair a bola e... quando ela lá chega ele já lá está. Muito bom!

O Gil poderia ter marcado o golo de honra, mas os três pontos já não fugiriam.

Para já chegamos ao primeiro lugar, agora é fazer tudo para o manter.

Sem comentários: