quinta-feira, janeiro 12, 2006

Interregno

Depois de algumas semanas de interregno, cortado pela valiosa colaboração do meu amigo António, eis que estou de regresso.

Não se justifica fazer agora uma análise, jogo a jogo, ao que passou, por isso vou optar por um comentário geral.

Na fase em que não escrevi aqui pode verificar uma melhoria significativa de rendimento da equipa. O FCP começa a apresentar um futebol mais consistente e objectivo que se tem reflectido nos resultados obtidos e justificam a liderança do campeonato ao fim da primeira volta. Mais consistência, menos erros e correcções tácticas proporcionaram à equipa importantes e justas vitórias que, para além de a levarem à liderança, ou por causa disso, a compatibilizaram com a massa adepta. pena o desperdicio anterior, sobretudo no que diz respeito à Liga dos Campeões, mas isso são águas passadas e agora há que olhar em frente e encarrar pela positiva os desafios que se adivinham.

Durante este período assistimos a algumas cenas caricatas e hollywoodescas como foi o Caso Moretto (não é, mas podia ser o título de um romance policial). Deste caso resssalta à evidência a qualidade ética e intelectual de todos os interveientes, quanto a Moretto desejo-lhe as maiores felicidades na sua carreira profissional.

Durante este período ouvi, uma vez por outra, o excelente programa da TSF, Bancada Central. Aqui assisti a alguns comentários onde vêm à tona, infelizmente, as qualidades referidas no período anterior. Só gostaria de sublinhar o seguinte: ninguém pode escapar às críticas, assim como ninguém pode impedir que outros os critiquem, sejam dirigentes, treinadores ou adeptos, mas manda a inteligência que se seja objectivo e sensato. Com isto quero dizer que algumas prentensas críticas que ouvi, não o são, porque rapidamente passam para o campo da grosseria e da ofensa, com uma tendência estúpida para meter toda a gente no mesmo saco. Aqui mesmo, em alguns comentários que são feitos aos artigos deste blog, se verifica a forte tendência para o preconceito, pois se somos adeptos do clube A ou B existe (segundo alguns) um padrão de comportamento que é extensível a todos. Poucos perdem tempo a ler ou ouvir atentamente os outros e, claro está, a interpretar o que é dito ou escrito. É pena que assim seja, porque uma coisa é crítica outra é maldizer.

Neste blog criticamos mais os nossos do que os outros, melhor dito, só criticamos os outros quando as suas acções interferem directamente com os nossos e as achamos injustas. Criticamos mais os nossos porque gostariamos que fossem melhores. Nunca e espero mesmo que isso nunca venha a acontecer, critiquei a instituição em si, até porque se o fizesse estaria a ofender os que, de alma e coração, defendem o respectivo clube com paixão, seriedade e honestidade, pois por terem outras paixões clubísticas não são nem piores nem melhores pessoas que eu próprio. Poderão sê-lo por outras razões, nunca pela paixão clubística.

Muitas vezes aqui critiquei Co Adriaanse pelas suas opções tácticas, pois agora é o momente de o elogiar pelo acerto que tem demonstrado nos últimos jogos.

Durante este interregno saliento o crescimento e maturidade de Quaresma enquanto jogador. Está muito mais jogador, menos individualista e coloca a sua arte e garra ao serviço do colectivo. Parabéns Quaresma. No entanto aqui parece-me justo estender este elogio ao treinador, pois como profissional e homem mais maduro que é, soube orientar com êxito as potencialidades que todos nós sabiamos ser inatas a esse grande jogador que é Quaresma, sem dúvida o jogador mais valiosa da actual 1.ª Liga Portuguesa e que a curto espaço de tempo, se continuar a evoluir como até aqui e não lhe faltar a cabeça, se poderá tornar num dos melhores jogadores da Europa e do Mundo.

Depois há o caso Jorginho. Costuma-se dizer que mais vale cair em graça do que ser engraçado. Jorginho é um excelente jogador, mas não caiu nas graças e aqui, ao contrário do que afirmei em relação a Quaresma, o treinador não soube proteger o jogador. Esperemos que a massa adepta tenha um pouco mais de inteligência e comece a acarinhar o jogador para que ele se possa sentir mais seguro e confiante e que o treinador saiba convesar com ele para o ajudar a ultrapassar a fase crítica em que se encontra. Sr. Co Adriaanse proteja Jorginho, não o lance às feras.

Uma palvra de conforto para César Peixoto que recentemente sofreu lesão grave que colocou um ponto final à sua prestação na presente época. Que se recomponha o mais rapidamente possível é o nosso desejo.

Não quero encerrar este artigo sem falar de Ibson. Admiro muito as qualidades técnico-tácticas deste jogador, infelizmente não está a jogar, mas tem de compreender que o meio campo encontrado por Adriaanse está, actualmente, com alto rendimento e Diego, Lucho e Assumção, têm jogado muito bem. Por isso Ibson é preciso muta paci~encia pois a jogador dessa qualidade a oportunidade poderá surgir a qualquer momento.

Finalmente ao jovem Anderson, recente aquisição do FCP, desejo as maiores felicidades e que demonstre no FCP tudo aquilo que já lhe vimos fazer pela Selecção do seu País. Grande jogador e com uma enorme margem de progressão, poderá estar aqui mais um fenómeno em nascimento. Assim seja.

Sem comentários: