terça-feira, janeiro 31, 2006

Rio Ave FC 0 - 0 FC Porto

Continuamos em época de experiências e futebol atabalhoado. Mais uma vez mau de mais para merecer algum comentário a não ser o da oportunidade perdida pelo FCP de se distanciar mais em relação ao segundo classificado.

Se o jogo não me merece qualquer comentário, provavelmente a continuar assim serei eu que entrarei em blackout, já os acontecimentos posteriores merecem-me uma enérgica reprovação.

Foi simplesmente vergonhoso o que se passou quer após o encontro, ainda em Vila do Conde, quer principalmente o que se passou no Centro de Treinos do Olival. Digo mais grave o segundo caso sem desculpar nada do que se passou no primeiro. A diferença é que um, o primeiro, foi a quente, o segundo já é uma manobra intimidatória perfeitamente preconcebida e planeada.

É certo que a equipa nos ultimos 2 ou 3 jogos tem jogado mal, é certo que as opções tácticas não parecem as mais acertadas, pois fazer experiências deste tipo numa fase crucial do campeonato pode ser suicídio, mas também é certo que, nem jogadores nem treinadores se ofereceram de graça para jogar no FCP, foram contratados por uma direcção que nos últimas duas épocas tem desbaratado a equipa de futebol profissional do clube. Se há que pedir responsabilidades então peçam-nas à direcção do clube, esta sim a principal responsável pelo que se passa.

Deixem-se de guerras cifradas com outros dirigentes desportivos, esse tipo de argumentação já não desvia a atenção de grande parte dos adeptos do que é essencial. Já passou o tempo em que o FCP precisava desse tipo de linguagem para se afirmar perante o centralismo de Lisboa, os tempos mudaram, mas há quem insista em viver no passado.

Os erros pagam-se e se a direcção do clube arranjou esta equipa técnica e estes jogadores então, se as escolhas, pelo menos algumas, não foram as melhores assumam o erro até ao fim e não prejudiquem mais o clube com rescisões contratuais que custam milhões ao clube.

Por fim não quero deixar de referir que todos temos direito à crítica e à discordância, mas ninguém por muito grunho que seja, pode utilizar a violência para tentar fazer prevalecer o seu ponto de vista.

Mais uma vez o cão mordeu a pedra em vez do homem que a atirou.

Todos os portistas devem muito ao Sr. Pinto da Costa pelo trabalho que desenvolveu ao serviço do FCP, mas também todos têm o dever de compreender quando chega a hora de dar o lugar a outros. Os outros que se assumam.

Para finalizar espero, desejo, que os culpados de tais actos de vandalismo sejam severamente punidos pela justiça e pelo clube a bem da dignidade desportiva e do bom nome do nosso clube. Que ninguém me diga que as câmaras de vigilância não conseguiram filmar as matrículas dos carros, porque de certeza as fronhas de tais energúmenos estarão bem visíveis nas imagens. Não basta esperar pelas decisões judiciais, pois como se sabe só daqui por 15 ou 16 anos será, se for, tomada qualquer decisão, mas de certeza que muitos desses que estiveram envolvidos nos actos de vandalismo serão sócios do FCP e provavelmente alguns bem conhecidos do meio. Não esperemos pela decisão judicial, a direcção que assuma a responsabilidade de denunciar essas atitudes e destituir da qualidade de sócio quem cometeu tamanha irresponsabilidade.

1 comentário:

Wilson GS disse...

oi, coloquei o teu blog nos meus links. vivo porto!

www.flthedragon.blogspot.com