segunda-feira, fevereiro 23, 2004

FC PORTO, 3 - VSC GUIMARÃES, 0


Jogo morno em que o FC Porto a pensar mais no Manchester do que num adversário que efectivamente não criou quaisquer problemas. Resultado justo e arbitragem sem erros significativos para nenhum dos lados.

Preocupante a situação do Guimarães, pois trata-se de uma equipa com prestígio, um bom plantel e história na 1.ª divisão do futebol nacional e vê, infelizmente, com cada vez maior nitidez o fantasma da despromoção.

Uma nota relativamente ao comportamento das claques. Não gosto de certas atitudes das claques, nomeadamente quando o seu apoio à sua equipa se resume ao insulto torpe e alienado de instituições ou jogadores, ontem mais uma vez todas as claques deram este mau exemplo, principalmente a do Guimarães á qual responderam as dos Porto. Ora quando se usam as mesmas armas perde-se a razão e por isso a desculpa não serve de atenuante ao mau comportamento das claques. Lindo é quando estas fazem os seus cânticos de apoio à equipa ou aos jogadores, isto sim dá brilho ao espectáculo. Espero que no jogo com o Manchester não se calem durante todo o jogo, mesmo que ele não esteja a correr tão bem quanto todos desejávamos.

De realçar o novo relvado do Dragão que se mostrou excelente e ao nível do velhinho das Antas. A propósito de relvado é incompreensível que um problema que se resolveu em dois ou três dias, com relva natural, se tivesse arrastado por cerca de cinco longos e penosos meses. Os responsáveis que assumam as suas responsabilidades e incompetência, ou sejam obrigados a assumí-las.

Rescaldo da jornada: Todas as semanas se houve dizer a responsáveis do Benfica, mas principalmente do Sporting, que o Porto ainda vai perder pontos e que por isso o campeonato ainda não está decidido. Toda a gente tem consciência que o campeonato ainda não está decidido, mas curiosamente sempre que vêm a público tais afirmações são os nossos adversários que perdem pontos no jogo seguinte. Será que o braço do dito sistema bicéfalo vai muito mais longe do que se imagina? Eu não acredito, até porque sou ateu.

Só vi a segunda parte do Gil Vicente-Sporting e de forma intermitente, no fim o Sporting queixou-se do árbitro, mas não se queixou dos golos falhados e das simulações (mais uma vez) do senhor Liedson, que pode ser grande jogador, mas não é o Brasil, como pomposamente tentou fazer crer a propósito de tristes episódios da história recente do nosso futebol. Pelo que vi foi um jogo bem disputado em que ambas as equipas tentaram chegar à vitória. Não vi o penalti nem a expulsão por isso não posso fazer comentários aos que não vi. Mas vi o senhor Liedson a simular um penalti na perfeição e não levar qualquer cartão, vi novamente o senhor Liedson a jogar a bola com o braço na área do Gil Vicente e não levar qualquer cartão, vi ainda o senhor Liedson a provocar um contacto com um defesa gilista seguido de aparatosa queda à entrada da área seguido da marcação de um livre perigoso contra o Gil Vicente e mostragem do cartão amarelo ao jogador gilista por uma falta que foi provocada pelo senhor Liedson.

Faço aqui um apelo a todos os jogadores de todas as equipas, deixem-se de simulações e façam aquilo que devem fazer, e bem, jogar à bola, este sim é o verdadeiro fair play.

Sem comentários: