segunda-feira, outubro 06, 2008

Sporting CP ( 1 - 2 ) FC Porto

Não temos por hábito falar dos outros na Chama do Dragão, apenas nos preocupamos em observar a nossa equipa, criticando-a ou aplaudindo-a, mas sempre de forma positiva e sempre com o sentido de a apoiar, porque queremos sempre uma equipa melhor, quer seja do ponto de vista desportivo, quer seja do ponto de vista humano.

Hoje abrimos uma pequena excepção devido a algumas frases proferidas por Paulo Bento duas jornadas antes deste clássico.

Dizia Paulo Bento quando a sua equipa estava isolada no primeiro ligar isolada ao fim de três jornadas (?), que os outros estavam com azia. Compreende-se que o treinador estivesse orgulhoso e vaidoso com o feito da sua equipa, mas nunca arrogante. É louvável o seu orgulho e vaidade, no entanto ao menosprezar os outros o treinador esqueceu-se que até essa altura os adversários directos tinham tido um calendário muito mais complicado do que o da sua equipa, tendo inclusivamente já jogado entre si e que estávamos simplesmente na... terceira jornada. Nas duas jornadas seguintes o Sporting defrontou precisamente os seus adversários directos e... perdeu ambos os jogos. Felizmente agora que se inverteu a situação na tabela classificativa, já reconhece que estamos somente na quinta jornada e que os campeonatos só se vencem na última. Louvemos pois o retorno à lucidez por parte de Paulo Bento.

Quanto ao jogo, que é o que importa, o FCP jogou, desta vez, os 90 minutos e foi uma equipa que lutou pelo resultado. Venceu e venceu bem e com justiça, pois foi superior ao adversário ao longo dos 90 minutos e marcou mais golos do que o opositor, Não há necessidade de inventar seja o que for, porque se tivesse sido assim ou assado o resultado podia ter sido outro, pois podia, até podia ter acontecido uma vantagem mais folgada.

Também é curiosa a tentativa de menosprezar os golos da dita "bola parada". O segundo golo do FCP foi um soberbo golo de livre directo de Bruno Alves. Que eu saiba o golo do empate do SCP foi um penalti, o qual não tem qualquer tipo de oposição entre o guarda-redes e o marcador do penalti. Não será o penalti um golo fácil de bola parada? Este devia ser valorizado e o outro desvalorizado?

No futebol moderno e devido aos sistemas tácticos das equipas, os golos ditos de bola parada, tem uma importância enorme no desfecho dos resultados, não há uma única equipa que não tenha, ou não tente ter, pelo menos um especialista neste tipo de lances.

Aliás, em bom futebolês, até podia dizer que não há golos de bola parada, pois se ela estivesse parada nunca haveria golo, a não ser que o relvado se tivesse deslocado por baixo da bola. Assim acho que, menosprezando a arte e a técnica do jogador que concretiza este tipo de lances, muito boa gente deveria passar a chamar-lhes golos de deslocamento da relva em vez do estafado golo de bola parada.

Saúda-se o regresso o regresso de Nuno às redes do FCP. Golos de Lisandro e Bruno Alves por parte do FCP e de João Moutinho por parte do SCP.

O homem do jogo: Bruno Alves.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esses que desvalorizam os golos de bola parada (quando são contra a sua equipa), são os mesmos que admiram , vibram e aplaudem um golo de bola parada por ex. do Cristiano Ronaldo ou do Deco nos seus clubes ou na selecção, nessa altura são um espectaculo ...

Um golo de bola parada ( excepto penalties) é bem mais dificil de marcar, afinal o guarda-redes tem tempo para se posicionar, há a barreira, é preciso calcular bem a força a dar na bola, o efeito, etc ...

Unknown disse...

Caro anfitrião. Gostei da crónica sobre o jogo.

Permitam-me caros leitores, dar a minha opinião sobre a pergunta.

Para mim, qualquer golo nunca deve ser desvalorizado. Os de Livre (directo ou indirecto) esses para mim são sempre muito bonitos, pois é necessária alguma mestria para conseguir fazer passar a bola por cima de uns quantos corajosos, e conseguir acertar, por vontade de quem marca, no canto da baliza mais longe do guarda-redes. Um penalti, outra mestria, pois quem marca está sempre na dúvida para que lado deve marcar, e se o lado que escolhe é diferente do do Guarda-redes.

É claro que uns (Guarda-Redes) confiam no golpe de vista (onde eu recentemente vi isto) e pensam que o livre até é mal marcado. E mesmo assim continu-o a achar que este golo deve ser tão valorizado quanto os outros.

Desculpem-me esta dissertação, mas depois de ver o nosso Clube a "levar" porrada no futebol (jogando mal), e depois se vai erguendo, comesso a falar pelas teclas.

Aplaudo o esforço dos jogadores do FCP em jogarem bem melhor, e espero que o bom futebol volte á nossa equipa.

Força Tri-Campeões

Bem hajam
Paulo Amaral

Diogo Carvalho disse...

Ganda PORTO!!!
GANHMOX!!!
http://www.portodragao.blogspot.com/