quinta-feira, dezembro 30, 2004

Só Falta a Cereja em Cima do Bolo


José Mourinho é uma personalidade questionável e incontornável.

Este post vem a propósito da recente carta de Mourinho ao presidente da Câmara de Palermo, pedindo-lhe desculpa pelas afirmações que proferiu, e que são do conhecimento de todos, a propósito da utilização dos célebres guarda-costas, afirmando que nunca foi sua intenção insultar os habitantes de Palermo nem confundí-los com mafiosos. Muito bem, uma pessoa está sempre a tempo de corrigir um erro que cometeu inadvertidamente e no calor de afirmações mais ou menos polémicas. Só lhe ficou bem essa sua atitude.

Mourinho é sem dúvida um dos maiores treinadores de futebol de todos os tempos. Provou-o no pouco tempo que esteve ao serviço do Benfica, na União de Leiria, nas duas épocas fabulosas com o FC Porto e agora no Chelsea. Admiro o seu profissionalismo e carácter competitivo, acompanho com regularidade a sua carreira e desejo-lhe os maiores êxitos, excepto quando jogar contra o FC Porto.

Depois da justeza do pedido de desculpas formais aos cidadãos de Palermo, espera-se que tenha a mesma atitude em relação aos Portuenses, portistas ou não, e até em relação aos Portugueses. Mourinho ajudou a relançar o nome do Porto e até de Portugal no Mundo, por isso sempre foi bem recebido na cidade do Porto, aliás como se viu na recente presença do Chelsea na cidade do Porto. Mourinho desvalorizou o incidente de Londres afirmando não confundir um adepto portista com os adeptos portistas, mas depois empolgou-se e arranjou aquela desculpa descabelada de mafiosices num momento menos feliz. Por isso deve-nos um pedido formal de desculpa.

Agora, para colocar a cereja em cima do bolo, era bom que Mourinho apresentasse o mesmo pedido de desculpas aos Cidadãos do Porto em particular e aos Portugueses em geral, portistas ou não, mas uma sugestão, não envie a carta ao Presidente da Câmara do Porto, porque é capaz de ir parar ao caixote do lixo. Faça-o para a redacção de um qualquer jornal como uma carta aberta aos Cidadãos do Porto.

Este gesto, se o vier a ter, será mais um motivo de orgulho que teremos em si, porque os homens medem-se muito para além das suas capacidades profissionais.

2 comentários:

Mário Monteiro disse...

O carácter como profissional entenda-se, é verdade que sabe liderar homens, Como pessoa já não tenho a mesma opinião, muito menos no aspecto político. lamento se lancei alguma confusão no teu espírito. Vou tentar corrigir o texto logo que possa.

Mário Monteiro disse...

Correcção feita, um homem deve sempre corrigir quando se engana, e por isso só tenho a agradecer o teu reparo, que me ajudou a clarificar a minha posição na situação em questão.