sexta-feira, dezembro 31, 2004

quinta-feira, dezembro 30, 2004

Só Falta a Cereja em Cima do Bolo


José Mourinho é uma personalidade questionável e incontornável.

Este post vem a propósito da recente carta de Mourinho ao presidente da Câmara de Palermo, pedindo-lhe desculpa pelas afirmações que proferiu, e que são do conhecimento de todos, a propósito da utilização dos célebres guarda-costas, afirmando que nunca foi sua intenção insultar os habitantes de Palermo nem confundí-los com mafiosos. Muito bem, uma pessoa está sempre a tempo de corrigir um erro que cometeu inadvertidamente e no calor de afirmações mais ou menos polémicas. Só lhe ficou bem essa sua atitude.

Mourinho é sem dúvida um dos maiores treinadores de futebol de todos os tempos. Provou-o no pouco tempo que esteve ao serviço do Benfica, na União de Leiria, nas duas épocas fabulosas com o FC Porto e agora no Chelsea. Admiro o seu profissionalismo e carácter competitivo, acompanho com regularidade a sua carreira e desejo-lhe os maiores êxitos, excepto quando jogar contra o FC Porto.

Depois da justeza do pedido de desculpas formais aos cidadãos de Palermo, espera-se que tenha a mesma atitude em relação aos Portuenses, portistas ou não, e até em relação aos Portugueses. Mourinho ajudou a relançar o nome do Porto e até de Portugal no Mundo, por isso sempre foi bem recebido na cidade do Porto, aliás como se viu na recente presença do Chelsea na cidade do Porto. Mourinho desvalorizou o incidente de Londres afirmando não confundir um adepto portista com os adeptos portistas, mas depois empolgou-se e arranjou aquela desculpa descabelada de mafiosices num momento menos feliz. Por isso deve-nos um pedido formal de desculpa.

Agora, para colocar a cereja em cima do bolo, era bom que Mourinho apresentasse o mesmo pedido de desculpas aos Cidadãos do Porto em particular e aos Portugueses em geral, portistas ou não, mas uma sugestão, não envie a carta ao Presidente da Câmara do Porto, porque é capaz de ir parar ao caixote do lixo. Faça-o para a redacção de um qualquer jornal como uma carta aberta aos Cidadãos do Porto.

Este gesto, se o vier a ter, será mais um motivo de orgulho que teremos em si, porque os homens medem-se muito para além das suas capacidades profissionais.

quinta-feira, dezembro 23, 2004

Novo Emblema do FCP


Um amigo portista mandou-me esta proposta para o novo emblema do FCP. Provavelmente já é do conhecimento de todos, mas mesmo assim, porque achei piada, aqui fica a sua sugestão.





Marítimo, 1 - FC Porto, 1


Boa primeira parte, mas a segunda deu para adormecer.

O resultado acaba por ser justo, sobretudo porque há muitos jogadores do nosso FCP que andam com a pontaria totalmente desafinada. talvez não fosse má ideia que alguns deles baixassem à equipa B para ganhar ritmo e treinar a pontaria.

Importante é que mais este ponto permitiu que o FCP se isolasse no comando da Superliga. É só um pontito, mas grão a grão enche a galinha o papo.


sábado, dezembro 18, 2004

Dragonfly (Fantasy Football)


Lembro a todos os que estão insritos na Liga da Chama do Dragão (Dragonfly) do jogo da UEFA.com em Fantasy Football, devem actualizar as respectivas equipas adaptando-as à nova fase da Liga dos Campeões.

Agora poderão escolher 12 jogadores podendo optar por um máximo de 4 de cada equipa.

Boa sorte, pois o prémio final para o vencedor da UEFA Champions League Fantasy Football 2004/05, da qual a Dragonfly faz parte, terá como prémio 2 bilhetes para a final, por isso façam bem as vossas escolhas se querem ganhar o prémio.

NOTA: O prémio é atribuido pela UEFA para o vencedor da UEFA Champions League Fantasy Football 2004/05 e não para o vencedor da Dragonfly, a não ser que o vencedor da Dragonfly seja simultaneamente o vencedor da Champions League Fantasy Football 2004/05. Boa sorte!


FC Porto, 1 - Moreirense, 0


Vitória justa e sem espinhas, num jogo pausado e dormente, onde imperou, mais uma vez, a falta de pontaria dos artilheiros.

Não há dúvida que, depois de uma época esgotante para a maioria dos jogadores, férias precisam-se. Aproveitem bem as mini-férias do natal, mas só depois do jogo com o Marítimo, para começarem um 2005 cheio de glória, quer na Superliga quer na Liga dos Campeões, porque aqui se há alguém que tem que ter medo é o Inter, não vocês.


domingo, dezembro 12, 2004

Bravo Rapazes!


Bravo mereceram esta vitória sem qualquer margem para dúvidas, se tivessem tido sorte contra o paredão colombiano, até tinha goleado logo na primeira parte.


FC Porto (Portugal) 0 - 0 Once Caldas (Colômbia)
8 - 7 (após a marcação de pontapés da marca de grande penalidade)
Yokohama, 12 de Dezembro de 2004

Maniche foi eleito o melhor jogador em campo, mas todos mereceram, sem qualquer distinção, esse prémio, para mim foram todos os melhores em campo.

Parabéns rapaziada! Graças a vós e ao FC Porto o palmarés de ambos está agora mais rico.


sábado, dezembro 11, 2004

Taça Intercontinental


Disputa-se amanhã, dia 12 de Dezembro, às 10h 05m (hora portuguesa), em Yokohama, Japão, a última final da Taça Intercontinental. A partir do próximo ano esta prova passará a designar-se Taça do Mundo de Clubes e será disputada também no Japão, mas em outros moldes.

Na final estarão frente-a-frente os Campeões da Europa e da América, respectivamente, FC Porto (Portugal) e Once Caldas Colômbia). daqui enviamos as maiores felicidades à nossa equipa e o desejo de os vermos regressar com a Taça.



Once Caldas (Colômbia) - FC Porto (Portugal)
Yokohama, 12 de Dezembro de 2004

Força rapazes! Vocês merecem mais esta vitória e não esqueçam: É tempo de celebrar!



sexta-feira, dezembro 10, 2004

RACISMO NÃO!!!


Na passada terça-feira disputou-se no Estádio do Dragão o jogo FC Porto-Chelsea FC. Deste jogo resultou a vitória do FC Porto e, consequentemente, a sua passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Tudo está bem quando acaba bem, pelo menos pela perspectiva dos portistas. No entanto nem tudo correu bem. Não, não vou fazer qualquer tipo de análise ao jogo, isso já fiz noutro post e noutro blog: A Chama do Dragão. Vou falar de algumas manifestações racistas, conscientes ou inconscientes, a que assisti durante o jogo.

Numa ou noutra ocasião sempre que um jogador preto (preto e não negro, pois ao dizer negro já estaria a ser perconceituoso, logo a ter uma atitude racista) do Chelsea tocava na bola lá se ouviam os famigerados "Huuu! Huuu! Huuu!". Infelizmente esta situação repete-se por muitos estádios, quer em Portugal quer por essa Europa fora, e não só nos estádios de futebol, mas embora condene manifestações racistas onde quer que ocorram, preocupam-me ainda mais quando se dão em locais onde estou presente, pois sinto-me revoltado, indignado e envergonhado. Envergonhado porque lamentavelmente posso ser confundido com atitudes das quais discordo profundamente. Sempre que tal acontece não deixo de manifestar a minha discordância, indignação e revolta, pois não me quero ver envolvido, mesmo que indirectamente, em tais atitudes, como se, pelo simples facto de estar presente no local, fizesse parte dessa horda ululante e acéfala que assume tais atitudes.

Por isso mesmo quero aqui deixar um louvor e um forte abraço solidário a McCarthy, que teve a coragem de mostrar a sua indignação e revolta, criticando essa massa acéfala que apelidou de estúpida, tendo o cuidado de não confundir a nuvem com Juno. McCarthy lembrou também que sempre que alguns adeptos assumiam esse tipo de comportamento em relação a jogadores da equipa adversária se sentia tembém lesado, pois como é evidente não é branco. Bravo meu caro McCahrthy!


Bravo McCarthy!

Recentemente critiquei uma atitude anti-desportiva desse excelente jogador que é McCarthy, quando da célebre agressão que levou à sua expulsão, tendo prejudicado seriamente a equipa, quer naquele jogo, quer nos dois seguintes, que teve de cumprir de suspensão, se o não fizesse não estava a ser coerente e estava a discriminá-lo e, portanto a ter uma atitude racista. As pessoas podem e devem ser criticadas, ou louvadas, pelas suas atitudes, nunca por causa da cor da pele.

Aqueles que assumem tal indignidade, são os mesmo que nos respectivos locais de trabalhos são os capachos de patrões prepotentes, sempre prontos a lamber-lhes as botas e a passar por cima dos direitos dos colegas de profissão, com o único e limitado objectivo de serem agradáveis ao patrão e fazerem a sua vidinha. São pessoas que para além de estúpidas não têm carácter, afirmo-o sem preconceito e sabendo que corro o risco de generalizar, mas quem não quer ser lobo não lhe veste a pele. Há duas formas de ser estúpido, aquele que é estúpido porque o é declaradamente e aquele que é estúpido por falta de informação e cultura e, quem é estúpido, por vocação ou devoção, é facilmente manipulável. Nem uns nem outros têm desculpa.

RACISMO NÃO! BRAVO BENNI McCARTHY!


quarta-feira, dezembro 08, 2004

É Tempo de Celebrar


Não há dúvida que é tempo de celebrar.

O jogo entre o FC Porto e o Chelses FC, que terminou com a vitória portista por 2-1, fazendo juz ao slogan que estava numa das bancadas do Dragão. As emoções foram a rodos, o FCP esteve durante o jogo nas três situações possíveis: afastado das competições europeias, com um pé na Taça UEFA e, finalmente, nos oitavos de final da Liga dos Campeões.


O jogo dos Campeões Europeus teve altos e baixos, mas na segunda parte foram buscar a força, o engenho e a arte de que muitos já descriam e acabou por se fazer justiça, tendo passado à fase seguinte as duas melhores equipas do grupo.

Curiosa também a coincidência de McCarthy ter marcado o golo da vitória no preciso momento em que Pinto da Costa saía do Tribunal de Gondomar. Será que também aqui funcionou o tão propalado sistema?

Tal como nos jogos, também na vida a justiça só se faz no julgamento final e, quando menos se espera, aparece um artista que traz justiça ao resultado, ou uma testemunha, que esclarece todas as dúvidas e permite que o tribunal faça justiça. Estou em crer que neste caso a melhor testemunha de Pinto da Costa será o próprio Pinto da Costa.

Espero e desejo que Pinto da Costa esclareça rapidamente todo este embróglio, mas espero sobretudo que se faça justiça, isto é, que sejam condenados os culpados e absolvidos os inocentes.

Estou em crer que até ao esclarecimento final muita água irá ainda correr por debaixo das pontes e talvez aqueles que agora esfregam as mãos de contentamento se venham a arrepender e o feitiço se vire contra o feiticeiro, mas o essencial é que se faça justiça.

Tal como comecei, termino afirmando que é tempo de ser solidário, é tempo de celebrar.

Força Porto para a final da Taça Intercontinental no Japão e façam o favor de trazer de lá a taça.

sexta-feira, dezembro 03, 2004

Pinto da Costa


Ouvi que Pinto da Costa foi constituído arguido, na sequência da investigação do célebre Apito Dourado, acusa do crime de tráfico de influências. É certo que nem sempre concordo, ou alinho, com as suas opções e decisões desportivas, mas reconheço-lhe capacidade e mérito desportivo mais do que suficiente, pelo seu trabalho desenvolvido em prol do nosso clube. Quero acreditar que esse trabalho foi sempre feito com lisura, mas caso o não tenha sido não defendo excepções por se tratar de quem se trata. Todos somos iguais perante a lei, de outra forma não há justiça.

Não ponho as mãos no fogo por ninguém, costuma-se dizer que é a situação que faz o ladrão, mas Pinto da Costa não foi ainda julgado e, como tal, é presumível inocente. Se há acusações contra ele é no tribunal que vão ter que ser provadas, não na praça pública, muito menos baseado em preconceitos ou fanatismo clubístico.


Pinto da Costa

Perante esta situação e enquanto Pinto da Costa for presumível inocente, situação que espero que continue a manter depois de julgado, para bem dele e do FC Porto, continuarei solidário com ele, mas equidistante, isto é não tomando posição, mas também não condenando, o que não está provado, nem transitou em julgado.

Em conclusão: Pinto da Costa terá o meu total apoio e solidariedade, excepto se os tribunais provarem que está culpado, nesse caso deixarei de o apoiar a lamentarei o facto de se ter deixado envolver em situações menos claras, mas, por uma questão de ética, não poderei continuar a apoiá-lo. Quero acreditar, e desejo, que esta situação seja desmascarada pelo próprio Pinto da Costa, doutra forma não poderei deixar de condenar aquele que foi (e espero que continue a ser por muitos e bons anos), sem qualquer dúvida, o maior dirigente desporivo português de todos os tempo.


FC Porto, 0 - Beira-Mar, 1


Mau, mau, mau, não tenho mais palavras para descrever o que vi. Tão mau que até parece mentira, mas a verdade é que aconteceu.

Mais comentários para quê?