quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Bem-vindo Couceiro! Felicidades Fernandez!


Antes ainda de desejar as boas-vindas a Couceiro, não quero de deixar de colocar aqui algumas palavras de incentivo a Victor Fernandez.

Fernandez não foi feliz no FC Porto, mas sempre se comportou como um cavalheiro. Herdou uma equipa quase completamente renovada em relação à época anterior, depois do fracasso que foi a contratação de Del Neri, tentou fazer uma equipa, não o conseguiu, mas nem, sempre a responsabilidade foi directamente sua, pois não se pode culpar o treinador quando os atacantes falham constantemente golos praticamente feitos e a indisciplina táctica e até cívica e desportiva de alguns, infelizmente muitos, comprometeu seriamente a equipa. Portanto todos somos culpados das actuações da equipa nesta época, desde os dirigentes ao treinador, passando evidentemente pelos próprios jogadores e até pelos adeptos portistas. Na hora da despedida quero agradecer os dois títulos alcançados pelo FC Porto esta época sob o comando de Fernandez: a Supertaça Portuguesa e a Taça Intercontinental. Obrigado Fernandez!

Em relação aos adeptos considero que estão mal habituados de pois de duas épocas fabulosas sob o comando de Mourinho, os quais perante as más exibições da equipa esmoreceram rapidamente, perderam-se em comparações com o que não é comparável, colocaram uma pressão enorme sobre a equipa nos jogos disputados no Estádio do Dragão e, por isso, esqueceram-se do essencial, apoiar a equipa para a ajudar a ultrapassar as dificuldades. Compreendo que é difícil ter uma atitude positiva quando a equipa não corresponde, mas é essencial que os adeptos apoiema equipas nas horas boas, mas principalmente nas horas más.

Em relação a esta postura vou dar o exemplo de um amigo da blogosfera, que até é benfiquista, escreve pouco sobre futebol, quando o faz nem sempre estou de acordo com as suas opiniões, mas após a derrota do SLB frente ao Beira-Mar na Luz, colocou no início do seu blog Água Lisa (link aí no lado direito) a sua fotografia rigorosamente equipado de benfiquista. De facto é nas horas más que devemos aumentar o nosso apoio à equipa do nosso coração e neste caso, o exemplo veio de um adversário desportista. Um obrigado e um grande abraço para o meu caro João Tunes.

Agora José Couceiro, já afirmei em post anterior, que apesar de possível, não acho que o FC Porto consiga revalidar o título este ano, mas como a esperança é a última a morrer e como acredito nas qualidades de Couceiro tudo pode ser possível. A ver vamos. Em relação ao novo treinador do FC Porto o que lhe exijo é que, tal como fez Mourinho seja capaz de fabricar uma equipa para as próximas épocas e lutar pelo título enquanto for humanamente possível, mas sem colocar uma pressão exagerada neste último objectivo. Vamos ver como correm as coisas nas próximas jornadas.

O Campeonato Nacional 2004/05 está muito interessante com várias equipas muito próximas umas das outras e, por isso, o campeão até pode ser surpreendente, pena é que o nivelamento se tenha feito mais por baixo do que por cima, ou então estou completamente enganado e, na próxima época, as equipas potuguesas vão dar cartas nas competições europeias. Espero sinceramente estar enganado na minha primeira análise.

Para terminar: Bem-vindo José Couceiro! N'A Chama do Dragão desejamos as maiores felicidades para o seu trabalho à fente na nossa, e agora também sua, equipa.

Sem comentários: