domingo, novembro 20, 2005

FC Porto 5 - 1 Académica

Pesada derrota para a briosa equipa do meu grande amigo Neves e pela qual também nutro grande simpatia, mas evidentemente que estou contente.

O FC Porto fez talvez a melhor exibição da época onde a arte esteve ao serviço do colectivo.

Foi um jogo muito correcto, emotivo e bem jogado, de parte a parte. O FC Porto mereceu claramente a vitória e a Académica mereceu o seu golo de honra.

Casos do jogo houve três. Um golo validado ao FCP, apontado por César Peixoto, cuja bola não me parece que tenha entrado, a não ser que tenha descrito um arco pelo interior da baliza depois de ter ido à barra com estrondo e ter batido no solo nitidamente fora da baliza, as imagens não esclarecem porque não havia nenhuma câmara a filmar no enfiamento da linha de golo. Outro caso foi uma falta dura sobre Ibson, a meio campo, que o árbitro, bem colocado, não sancionou, quando deveria ter inclusivamente ter mostrado o cartão amarelo ao jogador da Académica. Por fim um penalti que ficou por marcar a favor do FCP por falta dentro da área sobre Diego.

Os golos foram marcados para o FCP por Lucho Gonzalez (2), Lisandro Lopez (2) e César Peixoto, pela Académica marcou Marcel. O golo de Marcel foi, do meu ponto de vista o melhor golo do desafio.

Depois deste ensaio tão promissor era bom que na próxima quarta-feira, no jogo com o Glasgow Rangers, o FC Porto mostrasse o mesmo empenho e inspiração, pois só a vitória continuará a alimentar a esperança da qualificação do FCP para a fase seguinte da Liga dos Campeões.

8 comentários:

Anónimo disse...

Claramente, o golo de César Peixoto não entrou, por isso não é golo. Só a cegueira clubística te pode fazer ter dúvidas.
Boa sorte contra o Glasgow.

Mário Monteiro disse...

Obrigado pelos votos.

Já Saramago escreveu ensaios sobre a cegueira e mais tarde sobre a lucidez. Parece-me que é a tua cegueira clubística que te impede de interpretar o texto. Ora diz lá onde é que eu afirmo que o golo do César Peixoto foi legal?

para que não restem dúvidas afirmo aqui claramente que, se fosse eu que tivesse de decidir no jogo, e segundo os dados de que disponho, não teria validado aquele golo.

Mas num jogo em que o FCP dominou claramente foi "aquele golo" que ditou a derrota da Académica, os falhados pelo FCP em toda a primeira parte não tiveram qualquer relevância e se tivessem entrado a história do jogo não seria outra. Aliás o resultado final revela que o FCP teve imensa dificuldade em vencer a excelente equipa da Académica.

Pois talvez fosse melhor leres o Ensaio sobre a Cegueira, talvez depois possas reflectir sobre a Lucidez.

Obrigado pela tua participação Bem Litrado

Anónimo disse...

A justiça da vitória do Porto não está em causa, apenas as dúvidas que te ocorrem sobre o golo.

Mário Monteiro disse...

Onde estão as dúvidas? Acho que esclareci as tuas no comentário anterior. Apenas referi no artigo que sem uma câmara no enfiamento da linha de golo não podemos saber o que o juiz de linha viu ou não. Quanto a mim o golo foi mal validado e ponto final.Não tenho dúvidas sobre o que vi, se posso ter alguma dúvida será sobre o que não vi, mais nada.

Volta sempre que és bem vindo.

Anónimo disse...

Não foi e não foi e está tudo dito... olha que eu é que sei, não nasci eu na terra do "botas"?
Quanto ao resultado que pelo menos que vos anime para a 4ª feira europeia... na segunda volta conversamos em Coimbra...
Abraço e cuidado que o "inimigo" mudou... continua de vermelho, mas é do Norte carago...
Seven

Anónimo disse...

ALLEZ BOSINGWA ALLEZ!!!!!

rebenta a tromba a esses porcos!!!

Anónimo disse...

Já agora, não referiste que no 2º golo (1º do Lisandro) ele faz falta sobre o Nuno Luís (agarra-o pelo braço impedindo-o de disputar a bola), tira um fora-de-jogo no final da 1ª parte ao Fernando quando ele se isolava, etc...e assim se rouba, nada que a Briosa não esteja habituada, podem ganhar todos o títulos do mundo mas nunca irão ter o respeito de ninguém, pelo menos de quem conheça a realidade nacional e dos últimos anos.

Freddy disse...

Show de Bola...

Abraço da da Zona Franca que está de volta ao activo!!!