terça-feira, dezembro 13, 2005

Os Artistas da Bola

Confesso, que não sou dado a ouvir pretensos comunicadores a discutir a bola. Mas este tipo de programas abunda nos nosso media, quer sejam eles escritos, quer sejam do audiovisual, nomeadamente, radio e televisão. Por isso, de quando em vez ao fazer zaping, lá vou espreitando as "boutades" que normalmente se dizem por esses programas.

Reparei, ultimamente, admito que provavelmente estes programas já existam há muito, que na televisão por cabo, um canal , mais ou menos regionalista, a RTPN, tem um programa com um formato conhecido mas em que os protagonistas têm um discurso calmo e com uma verve mais inteligente e contemporanea que os demais, onde os dinossaurios da nossa praça peroravam sobre os idos anos das glorias passadas. Os protagonistas, a saber, Rui Moreira, pelo FCP, António Vasconcelos, pelo SLB, e Jorge Gabriel, pelo SCP, moderados pelo Carlos Daniel, têm intervenções contidas e procuram abordar as questões colocadas de uma forma simples e sem maneirismos exagerados, criando um ambiente saudavel e facil de seguir.Qualquer um deles, têm actividades mais ou menos conhecidas e com provas dadas nos seus respectivos metiers, sendo que são elementos conhecidos pelas suas cores clubisticas. Apraz-me constatar que Rui Moreira é um cidadão activo e interventivo na sua cidade (porto) mantendo uma interessante coluna semana, no Jornal Publico, versando normalmente problemas da cidade. Fiquei cliente e aconselho.

Na Antena 1, á segunda-feira, apartir das 19h, temos um programa que se propõe discutir a jornada e os acontecimentos mais relevantes. Nada de mais, apenas uma ressalva; os protagonistas, são bons e meus amigos uma nova estrela, da constelação opinativa, está a nascer, chama-se Miguel Guedes é do FCP, advogado e vocalista dos Blind Zero. Os 45 minutos de duração do programa passam a correr e vale sempre a pena ouvir a paixão verbal do Eduardo Barroso, pelo SCP, a inteligência discursiva do Miguel e o politicamente correcto do Medeiros Ferreira, pelo SLB.

Para quem gostar de desporto(futebol em particular) , leiam a crónica do Miguel ao sábado no Publico, vejam o programa da RTPN e ouçam os "Novos Artistas da Bola" á segunda na Antena1.

Vale a pena. Há gente com qualidade a falar, bem, sobre futebol.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas sugestões.

Já tenho saudades de um Donos da Bola.

Bom Natal e bom ano novo.