terça-feira, dezembro 13, 2005

Os Artistas da Bola

Confesso, que não sou dado a ouvir pretensos comunicadores a discutir a bola. Mas este tipo de programas abunda nos nosso media, quer sejam eles escritos, quer sejam do audiovisual, nomeadamente, radio e televisão. Por isso, de quando em vez ao fazer zaping, lá vou espreitando as "boutades" que normalmente se dizem por esses programas.

Reparei, ultimamente, admito que provavelmente estes programas já existam há muito, que na televisão por cabo, um canal , mais ou menos regionalista, a RTPN, tem um programa com um formato conhecido mas em que os protagonistas têm um discurso calmo e com uma verve mais inteligente e contemporanea que os demais, onde os dinossaurios da nossa praça peroravam sobre os idos anos das glorias passadas. Os protagonistas, a saber, Rui Moreira, pelo FCP, António Vasconcelos, pelo SLB, e Jorge Gabriel, pelo SCP, moderados pelo Carlos Daniel, têm intervenções contidas e procuram abordar as questões colocadas de uma forma simples e sem maneirismos exagerados, criando um ambiente saudavel e facil de seguir.Qualquer um deles, têm actividades mais ou menos conhecidas e com provas dadas nos seus respectivos metiers, sendo que são elementos conhecidos pelas suas cores clubisticas. Apraz-me constatar que Rui Moreira é um cidadão activo e interventivo na sua cidade (porto) mantendo uma interessante coluna semana, no Jornal Publico, versando normalmente problemas da cidade. Fiquei cliente e aconselho.

Na Antena 1, á segunda-feira, apartir das 19h, temos um programa que se propõe discutir a jornada e os acontecimentos mais relevantes. Nada de mais, apenas uma ressalva; os protagonistas, são bons e meus amigos uma nova estrela, da constelação opinativa, está a nascer, chama-se Miguel Guedes é do FCP, advogado e vocalista dos Blind Zero. Os 45 minutos de duração do programa passam a correr e vale sempre a pena ouvir a paixão verbal do Eduardo Barroso, pelo SCP, a inteligência discursiva do Miguel e o politicamente correcto do Medeiros Ferreira, pelo SLB.

Para quem gostar de desporto(futebol em particular) , leiam a crónica do Miguel ao sábado no Publico, vejam o programa da RTPN e ouçam os "Novos Artistas da Bola" á segunda na Antena1.

Vale a pena. Há gente com qualidade a falar, bem, sobre futebol.

quarta-feira, dezembro 07, 2005

FC Artemedia 0 - 0 FC Porto

Como é possivel que a UEFA autorize que se realizem jogos em tamanhos lamaçais, batatais, campo de minas ou o que lhe quiserem chamar.

Na passada sexta-feira, quando me deslocava para o Estádio do Dragao para assistir ao FCP-SCP, ia a ouvir a TSF e, a certa altura, o jornalista desportivo de serviço, dizia que o relvado do Estádio do Dragão estava em péssimas condições, empapado, alagado... e mais alguma adjectivação que agora mão recordo. Na altura fiquei com a ensação que iria encontrar um relvado semelhante ao de Brastislava, mas surpreendente quiando cheguei ao Dragão vi um relvado em excelentes condições, onde a bola deslizava sem a mínima dificuldade. Não vi lama, não vi zonas empapadas, não vi lagos no relvado e, quando o jogo terminou o relvado mostrava estar em condições semelhantes às do início do jogo, isto é excelentes. Chama-se a isto objectividade na informação ou, se quiserem, rigor informativo desvirtuado por intervemção divina. Eu que até sou ateu começo a ficar com dúvidas...

É verdade hoje tinhamos o Artmedia-Porto? Então é suposto que se fale do jogo. Qual jogo? Eu não vi nenhum jogo de futebol ou será que estou com alucinações tal qual o jornalista da TSF.

Confirmou-se aquilo que toda a gente já esperava. Parece que em 10 jogos com o Artemedia, e segundo a tese do seu treinador, o FCP perde um, no entanto tudo indica que empará os próximos 8.

A BD entrou definitivamente na nossa linguagem. Depois de um treinador que mais parece o Professor Pardal, mas sem usar o dito chapéu dos pássaros pensadores, temos um Presidente que pode ser comparado ao Tio Patinhas, uma primeira-dama que é uma autêntica Clarabela, a SAD pode ser equiparada a uma mão cheia de Superpatetas, uma claque infestada por irmãos Metralha e Bafodeonças e uma massa adepta que se comporta como o Gansolino. Falta-nos o Gastão é certo, mas também nada pode estar exclusivamente dependente da sorte.

É verdade, acho que houve um jogo de futebol em Bratislava entre o FC Artemedia e o FC Porto. O resultado final foi um empate a 0, nada que não fosse de prever. Os melhores em campo? Bom os melhores em campo foram os jogadores, todos eles, os 22 mais as substituições e também o árbitro e os seus auxiliares.

Há pessoas que deviam sair na hora certa e pela porta grande que bem o mereciam, mas... Também temos um candidato à Presidencia que tem 80 anos...

Como é evidente não se pode ganhar sempre, não jogamos sozinhos e os outros também podem ser mais fortes do que nós, independentemente do nome que eventualmente possam ter. Mas cometer tantos erros em tão pouco tempo é demais. Nem faço mais nenhum comentário, basta que se olhe para a constituição da equipa e para as substituições que, quando e como foram feitas (estou à espera de ver jogar num dos próximos desafios o Marek Cech a lateral direito e o Ibson a guarda-redes) para compreender que o FCP nunca podia ganhar aquele jogo. Então num terreno daqueles o FCP joga maioritariamente com jogadores criativos e leves? Não havia mais peso pra por em campo para verticalizar o jogo? E o 3X2X5 é táctica de quê? Os defesas é que são os dstribuidores de jogo? O meio campo está la só para atacar ou para defender? O meio campo não está lá para construir para ser o cérebro da equipa? Os jogadores estão todos de parabéns, fizeram o que lhes foi humanamente possível. A culpa não é vossa.

Tantas perguntas, nenhuma resposta, ou melhor, sempre a mesma resposta.

Tá tudo grosso! Tá tudo grosso!

FC Porto 1 - 1 Sporting CP

Mais um jogo com falta de ambição, onde a responsabilidade do resultado é lançada para cima dos ombros da juventude da equipa e não se assumem os erros estratégicos e tácticos.

O que dizer de uma equipa que podia estar a golear ao fim da primeira parte e que na segunda ainda tem que andar à procura do prejuízo e que só graças a um auto-golo de Polga consegue empatar o jogo?

A eficácia do remate não é treinada?

Invenções sim mas não quando toda a gente vê que a versão anterior era a mais eficaz.

O maior inventor de todos os tempos foi o Professor Pardal de Walt Disney, mas até este quando precisava de inventar algo demasiado importante usava o chapéu dos pássaros pensadores para evitar erros. O nosso inventor deixou o chapéu algures...

Palavras para quê?...

FC Porto 0 - 0 Glasgow Rangers

Jogo fundamental para as aspirações do FCP nas competições europeias. Mais um jogo desperdiçado.

Mais um jogo recheado de invenções.

Nem perco mais tempo com comentários inúteis.

terça-feira, dezembro 06, 2005

Um Adeus - ou até já!

Tenho por Jorge Costa, o apreço que todo o bom Portista, deverá ter. Uma enorme admiração e respeito pela sua dedicação e grande portismo demonstrados ao longo da sua carreira de atleta de alta competição.

Recordo-me, para ser justo, que o mesmo Jorge Costa, foi nos últimos anos, objecto de diversos mimos, desde loas de grande atleta e dinamizador do grupo, até carroceiro e arrastadeira.

Recordo que, o mesmo, Jorge Costa deixou a selecção nacional para se poder dedicar inteiramente ao seu clube. A sua decisão, foi ponderada e reconheceu que o seu tempo tinha passado e que era tempo dos mais novos.

Agora, com 34 anos, todos se impertigam por ele se ir embora. Meus caros, ninguém, que eu saiba, o empurrou pela porta fora, aliás Pinto da Costa deu-lhe todo o apoio recentemente. O que acontece é o Jorge Costa, não gostar de ser mais um. Ele quer continuar a jogar e não admite não ser escolhido. Muito bem. Então dois caminhos se traçam. Ou luta por um lugar, e pode ou não ser sucedido, ou sai e vai procurar outros caminhos. Nada de dramático. Ele é que sai. Ele, Jorge Costa, decidiu AOS 34 ANOS, continuar a jogar futebol. Como no FCP, o técnico, considera que tem outras opções mais válidas, ele deve respeitar isso, sai. É pena, já que uma festa no final do campeonato seria uma boa forma de homenagear este grande Portista, mas ele escolheu outros caminhos. Ao que se sabe assinará por mais 18 meses, logo o fim de carreira esta longe. Que seja feliz. Que se realize e continue a representar a garra e estoicismo que sempre demonstrou ao serviço dos clubes por onde passou.

Por mim, acho que não existe dramatismo. Acabou, como tudo na vida. Ele quer prelongar a sua carreira. Ponto.

Os mais sinceros desejos de que seja feliz.