quarta-feira, junho 11, 2008

Chequia (1 - 3) Portugal

Concordo plenamente com o Miguel Esteves Cardoso, nisto de dizer República Checa, pois também não dizemos República Portugal quando nos referimos ao nosso País. Assim, aproveitando a sugestão e aplaudindo o neologismo, passarei a dizer/escrever Chequia sempre que me referir a este país.

Bem, quanto ao jogo, foi interessante e a vitória foi justa. Talvez os números do resultado tenham sido exagerados, porque parece apontar para um desequilíbrio que, de facto, não existiu.

Marcaram por Portugal: Deco, Cristiano Ronaldo e Quaresma. Pela Chequia (que me desculpem os Checos) não me lembro do nome do homem. Talvez algum leitor mais atento me possa cá deixar o nome num comentário.

Bom, agora que estão cumpridos os 100% que Mister Scolari pediu para esta fase, nós esperamos que vocês cumpram os 150% da fase em causa e, nas seguintes, devem cumprir 300% em cada uma delas. Corrijo, nos quartos de final só podem cumprir 250%. Assim, se quiserem ser campeões europeus não se esqueçam que terão de cumprir a totalidade dos 1000%

Até aqui Portugal tem sido uma equipa. No próximo jogo espera-se que esta equipa coloque as estrelas a brilhar.

4 comentários:

Anónimo disse...

As estrelas estão a brilhar. Estou a gostar. Infelizmente na nossa retina só ficam os lances capitais, mas repara mais na movimentação por exemplo de... CR... quando a equipa anda meia-adormecida (após o golo sofrido, por exemplo) ele vem cá atrás pegar nela... prefiro que não se necessite de "lance do outro mundo".. que se ganhe em "apoio"...é uma equipa humilde, mas sabedora do seu valor que é grande. Sei que deve haver certas "invejas", mas a equipa está a responder. No entanto tal não invalida que não se caia já na próxima.
Dizes que o desiquilíbrio não existiu, isso quer dizer que houve equilíbrio? Não creio... Deco finalmente está a aparecer (também estava em débito... falhou no Mundial) e a jogar. A jogada do 2º golo é linda, o passe é maravilhoso, mas aparecer lá no espaço vazio não é para todos principalmente quando é o homem (CR) mais procurado para ser marcado. Que ele continue assim, que está a brilhar (não o deixem é marcar penaltys, de resto tudo bem... é mandá-lo lá para dentro). A defesa está boa, embora pratique infantilidades como a do golo checo ... onde andavam os centrais? No meu tempo de craque, um dos centrais marcava em cima outro à zona.. Ricardo dá-me confiança. Em suma acredito passar os quartos apesar de que deve vir aí a caminho a pátria dos teus antepassados.. bom se não fosse nos quartos seria nas meias, aviam-se já e pronto. Parece "cagança", mas não é... é auto-confiança, acreditar numa equipa que hoje não tem medo de defrontar qualquer uma... (obra de Scolari e mais nada)
Uma observação importante que podes levar para onde quiseres... já te vi escrever com mais entusiasmo por causas que não valem um infíma parte desta.

Mário Monteiro disse...

Obrigado amigo, excelente comentário e análise, que aliás não é de admirar por parte do grande conhecedor de futebol que és.

Guilherme Monteiro disse...

Tudo obra de Pinto da Costa!
Se tirando o golo do CR (que meio dele, é do Deco), até agora só há golos daqueles desgraçados por quem o Pinto da Costa tem de pagar a árbitros para os deixarem ganhar a um Beira Mar! Coitados, sem o Pinto da Costa não eram nada...
Aliás, vê-se na própria selecção! Portugal, fica com os restos que o Brasil não quer... Então não está claro de ver que o Luisão é infinitamente melhor que Pepe?! E Diego outras tantas vezes em relação a Deco?!
Pinto da Costa, és mesmo o maior! Sem ti, nem o Porto, nem a Selecção, nem o Real Madrid, nem o Barcelona, nem o Chelsea ganhavam nada!
Grande homem!

P.S.(R.) - Agora a sério. Não compreendo como é que com o jogão que o Deco fez, o CR é que tenha sido eleito o melhor em jogo! Ele há coisas...

Anónimo disse...

Carago Guilherme, com um gajo tão bom como esse ainda se atura o Sócrates?
Coloquem-no em S. Bento Pelo menos diminuiria a praga de mails que chegam até mim sobre corrupção, influências, sexo...
Agora a sério...
Quanto ao melhor em campo... eu pessoalmente gostei muito de ver o Deco e se votasse dar-lhe-ia o meu voto, no entanto quem sou eu? E nem estou em condições de discutir todo o movimento dos jogadores. Para isso ser discutido os observadores devem estar no ponto mais alto do estádio. O que sei é que ver jogar CR é entusiasmante, ele é um cavalo à solta e o verdadeiro torcedor de futebol imune à clubite dá por bem empregue o dinheiro do bilhete. É a minha opinião, claro. Não concordo dares meio golo ao Deco (o "nosso Deco" como comentavam por aqui durante a transmissão, quiçá com uma pontinha de saudade) nem o outro meio ao CR... por essa maneira de pensar o primeiro tinhas que o dividir por uns poucos... o marcador é simplesmente o elemento último tal como o cozinheiro que coloca ao forno a iguaria que toda a equipa confeccionou. Se houve arte em dar a bola jogável, também é arte aparecer no local certo à hora (segundo) certa e livre dos marcadores que como deves calcular são implacáveis sobretudo por se tratar de quem se trata.
O impagágal "Estebes" colocaria CR junto à linha lateral quedo e mudo para que seus colegas ficassem mais livres, afinal o que acontece amiúde se reparares bem, como poderás ainda ver que qualquer central tem receio de subir.
E pronto, acabou o testamento... um abraço e tem sempre em memória que Deco já não é do Porto (nem o Pepe).