segunda-feira, setembro 22, 2008

Rio Ave FC ( 0 - 0 ) FC Porto

Jogo disputado num campo de reduzidas dimensões o que dificulta sempre as equipas que constroem futebol e, por isso, precisam de espaço para desenvolver o seu jogo. Este facto não afecta só o FCP, mas todos as equipas que praticam aquele tipo de futebol. Este facto não é desconhecido de ninguém, por isso é necessário que estas equipas, se querem vencer os jogos, têm de preparar alternativas tácticas e técnicas.

Além do descrito no parágrafo anterior há que ter em conta os factores característicos de qualquer jogo: a influência de factores externos: a sorte, o imprevisto, os erros dos árbitros

Para levar de vencida o previsto e o imprevisto é necessário que as equipas que praticam futebol, as equipas ganhadoras, se superem a si mesmas ao longo dos 90 minutos e não somente em 30 ou 45 minutos.

Quanto ao jogo jogado:

O Rio Ave entrou em campo para não perder, é natural, equipa super-defensiva e destrutiva, com as pedras bem distribuídas no terreno de jogo, muito disciplinada tacticamente. O seu objectivo era não perder e explorar o contra-ataque e os lances de bola parada e um deslize de jogadores portistas.

O FC Porto entrou mole e sonolento, com algum desplante, esperando que o tempo acabasse por fazer a diferença,ora não se pode estar a dormir à espera que os outros façam aquilo que nos compete, mas sim tomar a iniciativa e o controlo do jogo para que as coisas aconteçam. Primeira parte chata e de bocejo. Ao intervalo houve palestra e na 2ª parte a equipa entrou como devia ter entrado logo de início.

No fim o empate a zero acaba por se aceitar, pois, pelo modo como jogou na 1ª parte, o FCP não mereceu a vitória. Depois temos os factores externos: 2 ou 3 bolas nos postes; um punhado de excelentes defesas do guarda-redes Paiva; a sorte; os erros do árbitro, com pelo menos uma grande penalidade flagrante por assinalar.

A culpa é dos outros? Não a culpa é sempre nossa porque, apesar de prevenidos, não sabemos lidar com as situações.

2 comentários:

Anónimo disse...

Dos cânones não constarão desabafos, ficará apenas o 0-0... ahahah
(já cá cantam é 6 pontinhos... este ano é p'ra Europa, carago, BRIOOOSA)

Anónimo disse...

Vendo bilhetes para o jogo Porto Rio Ave. Ganhei no concurso da Sagres. Peço 5 euros. Contacto: pereira12@sapo.pt