quarta-feira, janeiro 12, 2005

As Claques e não Só


No passado domingo cheguei atrasado ao Estádio do Dragão e, por isso, só hoje tomei conhecimento, pela imprensa, de mais uma indecorosa atitudes das claques. Digo das claques, porque não sei qual delas tomou tal atitude ou se foram todas.

Passo aos factos, pelo menos uma das claques portistas desfraldou uma mensagem contra Derlei. A esmagadora maioria dos portistas presentes no Estádio, e eram mais de 34.000, vaiou mais esta infeliz iniciativa claqueira, tal como acontece quase sempre que qualquer das claques tem atitudes anti-desportivas.

Pessoalmente não tenho nada contra as claques em si, mas sim contra o modo como se encontram organizadas, pois na maior parte dos casos comportam-se como autêntico hooligans e não como apoiantes do clube que dizem ter no coração. Algo parece estar por trás das claques, parece que existe um sub-mundo que faz circular muito dinheiro e até algumas ideologias políticas que achavamos banidas. Já aqui manifestei várias vezes o meu descontentamneto em relação ao comportamento das claques sempre que ultrapassam o apoio que devem a dar ao clube do seu coração e não isento de críticas qualquer claque, seja qual for o seu clube, porque o fenómeno é comum a todas.

Em relação a Derlei esta atitude além de indigna é de uma injustiça inqualificável, pois sempre foi dos jogadores que mais se empenhou no clube e nunca se lhe ouviu o mais pequeno queixume ou crítica. Lamento simplesmente o seu, e o dos outros, atraso na chegada aos treinos após o período de férias natalícias, mas isso são problemas que devem ser tratados internamente no clube, como aliás sempre tem acontecido, mas a verdade é que Pepe e Diego (que também se atrasaram) foram convocados para o jogo e Diego até acabou por jogar na segunda parte. Sem outra explicação tudo isto cheira a esturro.

Derlei estava longe do seu fulgor anterior devido a um início de época atribulado e a uma lesão muito grave depois de ter passado vários meses parados devido a uma lesão semelhante. Mostrando grande espírito de sacrifício e profissionalismo a sua recuperação foi sempre mais rápida do que a lesão levava a crer. Por isso os portistas só podem estar gratos a um jogador que enquanto esteve no clube tudo deu para que este fosse maior. A sua saída pode ter sido um bom negócio, mas a verdade é que a sua arte nos deixa saudades. Derlei merece elogios e não críticas. Por isso A Chama do Dragão deseja a Derlei os maiores êxitos no seu novo clube.

Outra saída mais ou menos atribulada é a de Carlos Alberto, um jovem criativo, individualista e um pouco indisciplinado tacticamente, mas que nos deixou a todos excelentes imagens na retina. Competia ao treinador corrigir os defeitos que evidenciava, tal como aconteceu no tempo de Mourinho. Mais uma vez pode ter sido um bom negócio, mas vender um jogador de 20 anos com um talento indiscutível e com uma enorme margem de progressão deixa no ar muitas interrogações. Também para Carlos Alberto este blog deixa os votos dos maiores êxitos no seu novo clube.

Terminando como comecei concluo que as claques a funcionar como funcionam são mais prejudiciais aos clubes que representam do que benéficas.

2 comentários:

Anónimo disse...

A tarja exibida pelo essedes contra Derlei no último jogo no Dragão foi injustissima, infame e indigna de portistas. Eles desfraldaram os panos, os adeptos foram-se apercebendo e ouviam-se os primeiros assobios quando é marcado o golo da equipe adeversária, até parecia castigo. Temos de unir os nossos esforços no apoiar ao nosso clube, sempre e em qualquer altura, e se querem exibir panos com mensagens então enviem-nos para os adeversários.

Obrigado Derlei e Carlos Alberto.

Viva o FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Mário Monteiro disse...

Totalmente de acordo, infelizmente não me apercebi de nada, porque cheguei atrasado ao estádio, mas se como dizes a cena se passou na altura do golo do Rio Ave então por qualquer motivo, desânimo talvez, não me apercebi, até porque raramente reparo nas claques.

FORÇA DERLEI E CARLOS ALBERTO!
VIVA O FCP!