terça-feira, outubro 12, 2004

Em vésperas do Benfica-Porto


Ao contrário de anos anteriores, aparentemente tudo está calmo em vésperas deste grande jogo. Os intervenientes directos mantêm-se calados ou com contenção nas palavras. Ainda bem. Pois o Benfica-Porto é apenas mais um jogo e nada mais do que um jogo.

Tudo está calmo nas vésperas do grande jogo! Tudo? Não! Tal como os irredutíveis gauleses há sinais de que alguma coisa mexe debaixo da calma aparente. A diferença é que os irredutíveis gauleses tinham uma razão e uma causa para serem irredutíveis.

Já no ano passado aconteceu o mesmo no Sporting-Porto, este ano, e para já, é no Benfica-Porto. Espero que nunca aconteça num Porto-QualquerCoisa, se acontecer fica já aqui a crítica extensiva a todos os que tomarem atitudes semelhantes, sejam eles quem forem (nem por retaliação admito tal ideia).

Em nome da segurança os dirigentes benfiquistas, tal como os sportinguistas, recusaram os bilhetes a que por lei têm direito as equipas visitantes. Mas qual segurança? Não haverá aqui um paralelo entre esta situação e a tentativa censória a Marcelo Rebêlo de Sousa? Quero dizer, parte-se do princípio que se não houver apoiantes da equipa adversária a equipa da casa ganha de certeza, tal como alguns políticos pensam que se tentarem calar as críticas o seu lugar deixa de estar em perigo. Mas afinal o jogo desenrol-se nas bancadas ou rectângulo verde. Estranha lógica esta...

Já aqui falei em relação às claques. Não sou grande fã de claques, pelo menos enquanto continuarem organizadas como estão, mas se acho que os clubes não devem apoiá-las ou dar-lhes privilégios, enquanto tiverem atitudes que prejudicam objectivamente os respectivos clubes, a verdade é que elas existem e não podemos ignorá-las.

Ora é por isso mesmo que mandava o bom senso que fossem colocadas num local onde a segurança dos estádios as pudessem observar e controlar para evitar desmandos, porque não é boicotando o envio bilhetes a que o clube adversário tem direito, que se evita que os adversários arranjem bilhetes. Muitos bilhetes. Com esta atitude de não disponibilizar bilhetes, pelos menos os devidos por lei, a direcção do Benfica está a correr um risco desnecessário e a incentivar atitudes anti-desportistas que podem inclusivamente degenerar em tragédia, porque apoiantes rivais ficam misturados e o fanatismo não está ausente em cada um dos grupos apoiantes.

Não menos responsável é a direcção da Liga de Clubes, entidade responsável pela organização da Superliga, e que não faz os clubes respeitar as suas próprias normas, sejam eles quais forem, porque a penalização para os ptrevaricadores é ridícula.

Apelo ao bom senso de todos e que ninguém, benfiquistas ou portistas, responda às provocações que esta situação poderá inevitavelmente criar, que todos se concentrem no espectáculo dentro das quatro linhas e no apoio às respectivas equipas, cujos artistas têm obrigação de proporcionar um excelente espectáculo e depois... bom depois que vença o melhor, isto é, o que merecer vencer por mérito próprio.

Só espero que no fim do jogo não apareçam uns senhores a lementar situações sucedidas, chorando lágrimas de crocodilo e lançando acusações a troto e a direita, ou ao sistema, porque todos fazem parte do dito sistema e cada um deve assumir as suas próprias responsabilidades e sobretudo agir preventivamente, porque já por cá andam incendiários suficientes, por isso não se deve apagar fogos com gasolina.

Caso venha a acontecer alguma tragédia, que espero sinceramente que não se verifique, fica já aqui claro que, nesta situação, responsabilizo os dirigentes da Liga de Clubes e do SL Benfica, por não fazerem cumpri, ou por não cumprirem a lei.

Sem comentários: