segunda-feira, outubro 18, 2004

Para onde vais Futebol


Depois do triste espectáculo, antes e depois do jogo da Luz, independentemente dos erros que o árbitro possa ter cometido.

A verdade é que se tem incendiado tanto o nosso futebol que as rivalidades naturais entre clubes passaram a ódio gerando-se uma guerra onde vale tudo, até os ataques pessoais servem para ser arremessados.

O triste espectáculo dos dirigentes dado na Luz só bem demonstrar que o sistema do futebol está bem vivo. O sistema da incapacidade, da falta de elegância e civismo, da impreparação cultural e intelectual da generalidade dos dirigentes desportivos portugueses. Dos Clubes ao Governo, da Liga à Federação, ninguém está isento desta falta de nível.

Infelizmente o problema não é só português e neste fim-de-semana na Holanda, um jogo teve de ser acabado antes do fim do tempo regulamentar devido a titudes racistas tidas por parte do público. Se o futebol é o espelho da sociedade e, portanto, é aqui que as frustrações dos cidadãos se exprimem porque a psicologia de grupo faz com que os recalmentos da semana sejam postos de parte, este acontecimento é grave, muito grave, e preocupante também. Muito mais do que uma ou outra má decisão de um árbitro ou aquilo que A, B ou C faz na sua vida privada.

Quando digo vida privada é mesmo vida privada, porque crime já passa a ser do domínio público.


1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde.
Façam o favor de verificar este estudo que permite dissipar todas as dúvidas sobre o golo pretensamente anulado ao Benfica no recente jogo Benfica - F.C. Porto:
http://www.sinelimite-europe.com/doc/Benf-Port.wmv

Os meus cumprimentos,
Rui Mascarenhas
Vila Real