segunda-feira, outubro 04, 2004

Notas d'A Chama do Dragão


Negativa é a reacção do público quando assobia a equipa, ontem voltou a acontecer quando as coisas não saiam na perfeição como o impaciente povo portista pretendia. esta atitude é francamente negativa, porque cria mais nervosismo e ansiedade na equipa, felizmente que ontem a equipa respondeu à altura em relação a esta atitude estúpida do público, logo após uma monumental assobiadela marcou um golo e aqueles que ainda estava a assobiar tiveram de engolir o assobio e passaram a aplaudir. Se em vez de assobiar a equipa a insentivassem de princípio a fim tivessem mais êxito, mas a estupidez existe em todo o lado e por isso muitos portistas não fogem à regra, se querem criticar podem e devem fazê-lo posteriormente, nunca durante o jogo, durante o jogo todos precisam do nosso apoio.

Positiva a reacção dos jogadores às assobiadelas de uma parte dos "adeptos".

Positiva a reacção do público em relação à atitude das claques organizadas, em particular dos Superdragões de imediato secundada pelo Colectivo. Mais uma vez se ouviu a partir das claques o grito de "SLB! SLB! SLB! filhos da p..." vocês sabem o resto. Eu sei que todas as claques têm gritos idênticamente ofensivos em relação aos clubes rivais e em particular em relação ao FCP, mas a má educação dos outros é preocupação dos outros e não minha e só os classifica a eles, mas a má educação dos meus já é uma preocupação minha. Este tipo de gritos só revela estupidez, falta de urbanismo, falta de civismo e menoridade intelectual, características de mentes mesquinhas e de horizontes muito limitados, felizmente que em todas as ocasiões em que tal grito surgiu o público reagiu com uma monumental assobiadela que abafou e calou a iniciativa da claque (como já tem acontecido noutras ocasiões), pelo menos foi assim que interpretei e se foi assim então sim, nesta situação espero ouvir uma forte assobiadela no Dragão, da mesma forma que espero também ouvir uma forte assobiadela sempre que no Dragão alguém manifeste atitudes racistas.

Negativas certas atitudes das claques já descritas no parágrafo anterior. É verdade que não tenho grande consideração pelo comportamento das claques (sejam elas de que clube forem), ou melhor pela forma como estão organizadas, em minha opinião as claques devem existir para organizar o apoio à respectiva equipa de princípio a fim do jogo, por isso tudo o que ultrapasse este princípio ultrapassa a legitimidade de uma claque.

Negativa também a minha atitude em relação à equipa, porque estou demasiado ansioso e impaciente e por isso algumas críticas podem ser injustas, mas parece-me evidente que a equipa está a subir de rendimento e só precisa de um pouco mais de sorte na finalização, em particular o fabuloso Luís Fabiano.

Positivo o resultado e a boa exibição de alguns jogadores, em particular Diego e Benny McCarthy (mas não só), que começam a mostrar entrosamento e que nos garantem um futuro cheio de êxitos, como diz a canção do Pedro Abrunhosa: "é preciso ter calma e não dar o corpo pela alma".

Notas de rodapé: Tencionava escrever sobre o assunto mais próximo da visita do Chelsea de Mourinho ao Dragão, mas já que estou com o lanço todo... fica já dito aqui, embora deva regressar ao assunto, depois do episódio da cuspidela e da atitude digna de Mourinho (mostrando carácter e não querer confundir um grupo de mal-educados com os portistas e sobretudo de respeito ao Clube o que esses ou esses energúmenos não tiveram), um elemento responsável da claque que teve a tal atitude veio afirmar publicamente (e até teve cobertura jornalística) que não só não se arrependia como iriam fazer a vida negra a Mourinho quando ele viesse ao Porto. Perante tais afirmações pergunto se as claques servem para apoiar a equipa ou para a prejudicar? De certeza que no interior das claques existe muita gente com qualidade, então não se deixem manipular e façam a vossa revolução no interior das respectivas claques, pois como se costuma dizer: quem cala consente ou está de acordo, digo eu. Doutra formade nada valem as claques e os clubes não devem dar qualquer privilégio ou apoio àqueles que, em vez de o apoiarem, o prejudicam, e quem quiser organizar uma claque que fique sujeito às mesmas regras que qualquer outro apoiante.

Já vi atitudes muito interessantes por iniciativa das claques portistas, mas não calarei o meu protesto sempre que presenciar atitudes que considere menos correctas, venham de onde vierem, sejam as claques, Pinto da Costa, Vítor Fernandez, Jogadores, Mourinho, ou alguém ligado, agora ou no passado, ao clube. De igual modo não deixarei de aplaudir os mesmos, ou outros, sempre que, segundo o meu critério, tenham um contributo positivo para o FC Porto, em particular, e o desporto em geral.

Para terminar, quando Mourinho entrar no Dragão como treinador do Chelsea, vou levantar-me e aplaudi-lo de pé (espero que a esmagadora maioria da tribo portista faça o mesmo), não por aquilo que é pessoalmente (que até não me diz nada), mas pelo serviço que fez nos dois anos e meio que esteve à frente do nosso FC Porto, a partir desse momento inicial passsarei a apoiar, do princípio a fim, o nosso FC Porto, como aliás já o tinha feito com o aplauso a Mourinho, pois ao fazê-lo, mais do que à pessoa, estive a aplaudir o meu clube e quem contribuiu para os seus êxitos mais recentes. Porque só há uma História e essa não se apaga nem se reinventa. No fim do jogo estarei a aplaudir os meus jogadores pela excelente exibição que fizerem, independentemente do resultado final, que espero que seja uma vitória concludente e brilhante que está perfeitamnete ao seu alcance.


1 comentário:

Arlindo Costa disse...

Excelente em relação ao jogo do Porto. Concordo em pleno…

Gosto muito do Blog. Continua com o bom trabalho…