segunda-feira, outubro 25, 2004

Notas d'A Chama do Dragão


Esta notas d'A Chama do Dragão são ainda referentes ao último Benfica-Porto, pois por manifesta falta de tempo foi impossível escreve-las antes.

Negativa foi a atitude de Carolina Salgado, não porque seja diferente dos outros ou tenha mais privilégios, vivemos numa época em que os privilégios já não existem (felizmente), mas porque como companheira de Pinto da Costa não deve, nem pode, fazer o que fez, indo para junto das claques e participar activamente em atitudes indignas de falta de civismo e educação. Atitudes essas que ultrapassaram os limites das regras de convivência e boa educação, seja quem for o visado e tomada por quem quer que seja, muito mais grave porque foi tomada por uma figura pública que, por sinal é a companheira/esposa de Pinto da Costa. Atitudes desta desprestigiam o clube, que não as merece, e dá trunfos aos detractores do FC Porto. Nota muito negativa para a atitude de Carolina Salgado.

Negativas foram também as incidências em torno do jogo e particularmente depois do jogo. Quanto aos tais propalados penáltis, se todos os árbitros marcassem penaltis por faltas semelhantes, não havia jogo que não terminasse com 5 ou 6 penaltis para cada lado, caso se pretenda transformar o futebol num jogo semalhante ao andebol (em número de golos por jogo, entenda-se) então estaremos no bom caminho. Quanto ao célebre peteroctátilo (espécie de frango pré-histórico)de Vítor Baía, caso o árbitro tivesse validado o lance, já muito se escreveu, fizerem-se estudos e montagens rigorosas e não há uma conclusão, embora seja minha convicção que, e depois de ter visto cuidadosamente as imagens dezenas de vezes, que a bola entrou na sua trajectória ascendente depois de ter batido sobre a linha de golo, mas se todos tivemos tanta dificuldade em analizar o lance de uma forma séria e mais ou menos objectiva, não terá sido muito maior a dificuldade do árbitro que tve de decidir em segundos e sem capacidade de recorrer ao que quer que seja? É evidente que a sua decisão poderá ter influenciado o resultado final (ninguém sabe como jogaria o FC Porto caso o SL Benfica tivesse empatado o jogo), pois nada nos garante que o jogo daí para a frente se desenrolasse do mesmo modo. Lamentavelmente negativa a atitude dos dirigentes do Benfica em insinuarem o que não podem provar, pondo em causa, no melhor futebolês, a honorabilidade do árbitro e trazendo para a discussão pública a vida privada de Pinto da Costa. Muito negativa esta atitude, é por isso que afirmei acima que a atitude de Carolina Salgado incentiva este tipo de atitudes, por isso para além de ter sido o que já foi dito antes foi também uma atitude infantil, gratuita e estúpida.

Positiva foi a primeira parte do do FC Porto e o magnífico golo de Benni McCarthy. Ufa! Estava a ver que não encontrava nada positivo.


Sem comentários: