terça-feira, outubro 05, 2004

Reconhecimento


Num post anterior fizemos duras críticas às claques portistas, e não só, e em particular à dos Superdragões. Por lapso no mesmo post esquecemo-nos de realçar um aspecto positivo da Claque dos Superdragões. No final do jogo entre o FC Porto e o CF Belenenses a Claque chamou McCaharthy até junto de si para uma ovação especial, em troca Benni deu-lhes a sua camisola do jogo. Lindo e positivo.

As claques devem acarinhar os jogadores e a equipa e não perder-se com questões pessoais, extra-desportivas, que põe em causa a credibilidade dos adeptos e podem prejudicar seriamente o próprio clube. Como não somos de rancores, nem agimos por preconceito, quando achamos que merecem elogios não os esqueceremos, assim como quando merecerem ser criticados não perdoaremos.

Uma pequena nota: o futebol é um jogo colectivo que necessita de individualidades que saibam fazer a diferença no momento certo. Quero com isto dizer que é mais provável que uma equipa com um forte colectivo e poucas individualidades ter mais êxito do que uma equipa recheadas de individualidades, mas sem colectivo. Por isso incentivemos os jogadores que merecem destaque, mas não esqueçamos os outros, porque todos são necessários. Quando se ganham jogos é graças ao empenho e eficácia de todos e não somente do jogador que fez aquele passe, ou marcou aquele golo, porque para que isso fosse possível fui fundamental a acção colectiva da equipa.


Sem comentários: