segunda-feira, outubro 04, 2004

FC Porto, 3 - CF Belenenses, 0


Finalmente uma vitória dilatada e logo contra uma das equipas melhor orientadas e que tem praticado melhor futebol na presente temporada.

No entanto o FC Porto mostrou ainda algumas das deficiências habituais sobretudo ao nível da fluidez de jogo e interligação de sectores e também na finalização. Aliás é mesmo aqui, na finalização, que a equipa tem falhado mais, apesar de muitas vezes fazer um futebol desgarrado a verdade é que cria bastantes, ou suficientes (para não exagerar), oportunidades para fazer golo que depois não consegue concretizar. Já foi dito noutro artigo qualquer deste blog, que McCarthy tem de jogar mais tempo, nesta fase de adaptação de Luís Fabiano talvez fosse melhor que McCarthy fosse a primeira opção ou, no mínimo que jogasse meia parte do desafio.

A assistência média aos jogos continua a ser mais do que razoável, ontem assistiram ao jogo 39.418 adeptos de futebol, que conseguiram apreciá-lo a espaços.

Nota positiva para as exibições de Giorkos Seitaridis, Ricardo Rocha, Costinha, Maniche, Diego e McCarthy. Não quer dizer que os outros tenham jogado mal, mas ou porque estão a recuperar de lesões prolongadas (Derlei), ou porque estão ainda em fase de adaptação (Luís Fabiano, embora aqui também tem havido alguma falta de sorte que irá ser ultrapassada não tarda), ou porque tem pouco jogo nas pernas (Carlos Alberto, tal como McCarthy precisa de mais tempo de jogo), ou porque mostrararm alguma falta de entendimento (Pepe e Pedro Emanuel, aqui tem havido mexidas em quase todos os jogos e neste sector precisa de haver uma sincronia total entre os centrais para que nada falhe, é preciso mais treino entre todas as opções possíveis). Quanto aos restantes: Víctor Baía pareceu-me algo intranquilo (será fruto da falta de confiança no entendimento entre os seus centrais?); Ricardo Quaresma é um fantasista, mas peca por querer inventar de mais, duas ou três jogadas de génio por desafio é pouco, tem de jogar mais para a equipa. Hugo Leal jogou pouco e não trouxe nada de novo à equipa.


A arbitragem pareceu-me pouco segura. Quanto à falta de Juninho que justificou a sua expulsão confesso que no jogo fiquei com a ideia que foi justa, mas estou na bancada nascente e a jogado passa-se junto da bancada poente, por isso não posso ajuizar com rigor, ainda não vi as imagens na televisão, mas já li que foi mal expulso. Que me lembre não vi qualquer penalti por assinalar. A arbitragem não foi boa nem isenta e a mim interessa-me que elas sejam boas e isentas. Acho que os erros da arbitragem estão basicamente relacionados com a falta de qualidade demonstrada por este árbitro neste jogo. Qualidade precisa-se, não entro no jogo das insinuações, porque só posso falar sobre aquilo que vi, o que eu quero é que nada nem ninguém estranho ao jogo possa influenciar o resultado e a consequente distribuição dos pontos. Neste jogo houve erros graves da arbitragem, mas o FCP jogou mais do que suficiente para justificar a vitória até por números mais dilatados, embora reconheça que o Belenenses foi a equipa mais prejudicada pelas decisões do árbitro (mais pelo que li à posteriori, do que pelo que observei no jogo), assim como acho que para repor alguma justiça no resultado o Belenenses também merecia o seu golito.


Sem comentários: