sexta-feira, agosto 20, 2004

Com as bolas de quem?...


O Euro 2004 correu bem. Não houve incidentes de maior, a organização não apresentou falhas significativas, as claques, de uma maneira geral, conviveram e apoiaram as respectivas selecções numa perspectiva do jogo pelo jogo.

Relativamente à Selecção Nacional, Scolari emendou a tempo o erro e conseguiu levar Portugal à final. Se por um lado devemos estar contentes por termos alcançado o 2.º lugar, o melhor de sempre, também não devemos exagerar no orgulho nacionalista, pois a Grécia tinha uma equipa perfeitamente ao nosso alcance e, por isso, o 2.º lugar sabe a frustração.

No meio de toda esta euforia tinhamo-nos esquecido da figura de Gilberto Madaíl. É verdade que o Euro correu bem, alguns desses méritos vão para a organização (FPF), mas também muito se deve ao acaso, ao civismo da maioria dos que nos visitaram e à característica tipicamente portuguesa de receber bem.

Agora que o Euro acabou e já não há nada para mostrar e para promover os dirigentes do desporto nacional, vem novamente à tona a sua incompetência.

Veja-se o estado a que chegou o relvado do Estádio Municipal de Coimbra, sem que a Federação tivesse tido qualquer cuidado em acautelar a excelência do recinto de jogo, mas esteve de língua afiada para lançar acusações a 24 horas de se realizar o jogo da Supertaça Portuguesa, quando a principal responsabilidade é sua. O desnorte é tal que até com as bolas parece haver problemas e não se sabe, porque não foi tomada uma decisão atempadamente, se se irá jogar com a bola da Nike, da Adidas, ou até com as duas. Simplesmente ridículo.

Já aqui disse várias vezes que não acredito na competência de Gilberto Madaíl e do seu corpo dirigente, mas o que esperar de uma organização que é eleita, digo nomeada, por lobbies e que portanto só por acaso é que funcionará em prol do desporto, porque toda a sua actuação será de promoção pessoal e de contentamento dos lobbies que a nomearam. Também já aqui critiquei o facto da direcção do FCP, e em particular o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, ter apoiado a nomeação desta direcção, por isso aproveito novamente para me demarcar mais uma vez e claramente das decisões da FPF.

Mais uma mostra da incompetência da FPF foi a participação da Selecção Olímpica em Atenas 2004. Uma equipa sem liderança, indisciplinada, tacticamente mal orientada. que não cresceu nem amadureceu, depois da destruição do balneário em França, porque os meninos foram mimados e desculpados.

Mas logo joga-se em Coimbra a Supertaça entre SLB e FCP. Não sabemos quais as bolas que vão ser utilizadas, nem quantas lesões irão surgir devido ao mau estado do terreno. Quanto às bolas eu não quero ser mal educado nem deselegante, porque senão dizia com as bolas de quem os jogadores deviam jogar...
Que seja um jogo limpo e honesto com fair play por parte de todos, assistência, jogadores, treinadores e dirigentes e que vença o FCP.




Sem comentários: