segunda-feira, agosto 23, 2004

Novo Herói Nacional!



Francis Obikwelu
Atenas 2004
(final dos 100m)

Chegou a Portugal em 1995, tinha apenas 16 anos, vinha integrado na selecção nigeriana para disputar em Lisboa os mundiais de juniores, mas o seu objectivo era outro, fugir à miséria que se vivia na Nigéria em particular e em África no geral. Não chegou sequer a competir, aproveitou a opotunidade para fugir em busca de melhores condições de vida. Fixou-se no Algarve onde trabalhou na construção civil. Decidiu aprender português com a professora Mary Morgan. Esta, depois de conhecer a realidade do jovem Francis, contactou vários clubes e acabou por apresentá-lo a Fausto Ribeiro, na altura treinador do Belenenses, que o levou para o clube. Aí começou a fazer o mais ambicionava. mas as condições eram francamente precárias. Dormia num pequeno quarto debaixo das bancadas do estádio do Restelo e o dinheiro que recebia para pouco mais dava do que para comer.

Francis Obikwelu é um lutador, reconhecido a quem o compreendeu e lhe deu a mão, por isso naturalizou-se português em 2001, os dirigentes do atletismo nacional é que, cheios de si próprios, não viram o homem que estava ali na frente deles e após a sua grave lesão de 2003, pensaram que Obikwelu já não servia para lhes encher o seu ego e deixaram de dar-lhe os apoios que merecia. Por isso esta vitória em Atenas, medalha de prata e record europeu, é em primeiro lugar uma vitória pessoal (e do seu núcleo restrito de preparadores e apoiantes) e dos portugueses que sempre acreditaram nele e o sentem como seu verdadeiro compatriota (como é o caso de nós aqui na Chama do Dragão), mas esta é principalmente uma vitória sua independentemente da sua nacionalidade, que por coincidência é portuguesa, depois de ter nascido na Nigéria, ou do clube que representa.

A Chama do Dragão dá os parabéns a Francis Obikwelu e deseja-lhe, desde já, os maiores êxitos para a prova dos 200 metros, mas se não conseguir aí a vitória que merece e está ao seu alcance, não deixará de ter sempre o nosso apoio.

Com a colaboração do jornal O Jogo deixo-vos o B.I. de Francis Obikwelu:


Idade: 25 anos (22-11-1978)
Local de Nascimento: Nigéria
Nacionalidade: Portuguesa (desde 2001)
Altura: 1,95 m
Peso: 72 kg

Habilitações literárias: ensino básico
Profissão: Atleta (velocista)
Início de carreira: 1991 (1995 em Portugal)
Clube actual: Sporting
Clube anterior: Belenenses
Treinadora: Maria José Martinez
Local onde treina: Centro de Alto Rendimento de Madrid

Principais resultados

2004 Vice-campeão olímpico dos 100m nos Jogos Olímpicos de Atenas.
2002 Vice-campeão europeu nos 100m e 200 m nos Europeus de Munique.
1997 Medalha de bronze nos 200m dos Mundiais de Pista Coberta em Paris em representação da Nigéria.
1996 Campeão do Mundo de juniores nos 100m e 200m em representação da Nigéria.


Por fim e ainda sobre a grande vitória de Francis Obikwelu aqui ficam alguns artigos publicados no jornal O Jogo de hoje:

Obikwelu de prata olímpica;
Da poeira das obras à prata em Atenas;
"Fiquei surpreendido com a marca";
Medalha e recorde dão 33 250 euros que Francis vai doar a deficientes;
Os melhores mundiais de sempre;
Cronologia do recorde da Europa dos 100 metros masculinos.


Sem comentários: