sábado, março 12, 2005

FC Porto, 0 - Nacional da Madeira, 4


Por acaso até não fui ao Dragão ver este jogo, até parece que antecipava o descalabro que iria acontecer.

Além de não ter ido ver o jogo ao Dragão, só comecei a vê-lo no início da 2ª parte e, curiosamente, foi sem surpresa que verifiquei que o FCP estava a perder por 0-1.

Inicia-se a 2ª parte e o FCP até está a jogar bem pecando somente na finalização, mas esse já é um problema velho e só na próxima época poderá ser colmatado. O jogo estava animado e vivo, pois os contra-ataques do nacional eram sempre venenosos. Eis quando o árbitro não vê uma obstrução de Adriano a Ricardo Costa e no seguimento da jogada o Nacional marca o 2º golo. Nada a dizer. O FCP acusa o golpe e desconcentra-se, mais um contra-ataque perigoso do Nacional e... o resultado sobe para 0-3.

Nesta altura deixei de de ver o jogo e fui lavar a louça do jantar, sempre era menos stressante, mas ainda vim a tempo de ao colocar novamente os olhos na televisão o Nacional está no ataque e... 0-4.

Vitória justíssima do Nacional, que soube aproveitar as oportunidades que teve, nunca se amedrontou com o nome do adversário (parece que esta época a única coisa que tem jogado é o nome).

Mais uma vez o público teve um comportamento indecente, assobiando os jogadores portistas e cantando olés aos jogadores adversários (estes merecidos, diga-se).

Mas em vez de assobiarem e vaiarem os jogadores do FC Porto, talvez fosse melhor criticarem uma direcção que preparou tão mal a presente época, destruindo completamenete a imagem de eficiência dos últimos 20 a 25 anos. Não foram os jogadores que pagaram para vir para o FC Porto, mas sim a direcção portista que pagou para eles virem para cá. É inacreditável que sabendo, como se sabia, que Mourinho iria sair do clube no final da época passada, que o FC Porto iria perder muitos dos seus jogadores fundamentais, que se tenha preparado tão mal a época 2004/05. Desde as peripécias com os treinadores até à contratação de muitos jogadores muito jovens e, na sua maioria, estrangeiros, os quais sendo na generalidade bons, precisam de um período da adaptação e de maturação até renderem em pleno, por isso não se pode exigir-lhes aquilo que eles ainda não podem dar, mas que darão um dia, no nosso clube, se forem acarinhados, ou noutro qualquer se não o forem.

Sou realista o FC Porto não vai, não pode, nem merece ser campeão esta época, por responsabilidade de quem tão levianamente a preparou.

Perante o quadro de candidatos à conquista do título de Campeão Nacional que restam,e dado que o FC Porto não merece este título na presente época, prefiro que ganhe o SC de Braga ou o Boavista FC, pois é preciso que comecem a aparecer outros candidatos além dos tradicionais, que muitas vezes só jogam com as camisolas.

Só me resta desejar as melhores felicidades para os jogadores e equipa técnica, para o próximo jogo com o Inter no próximo dia 15 de Março em Milão.


Sem comentários: