segunda-feira, abril 05, 2004

Os Futebois na época das SAD


Ponto prévio. Primeiro "post".

Não percebo nem mais nem menos, de futebol, que todos aquela imensa maioria que discute o milenar jogo.

Partindo deste primeiro remate, quero apenas fazer uma pequena provocação. Leram o relatório de contas da SAD portista ? leram ? o prejuízo do primeiro semestre foi de 12,4 MILHÕES de euros. Prejuízo acumulado : 84 MILHÕES. Meus caros dragões, andrades ou apenas portistas. Como é possível manter esta equipa com esta carreira e continuar a acumular prejuízos desta maneira ? Técnicamente esta SAD esta falida, ou quase, capital social 3,5 MILHÕES, activos ( jogadores da equipa ) 86 MILHÕES. Têm que vender a equipa toda só para pagar a divida. E, reparem agora, já nem aneis têm , foram-se os terrenos ficou um belo estádio. Mas só isso.

Como pode uma sociedade ( é disso que se trata , isto não é um clube de futebol ) continuar a gerar prejuízos e manter as portas abertas ? ou será que as SAD têm as mesmas facilidades que as empresas que fazem parte do fantástico mundo das não lucrativas ( para efeito de tributação ) mas continuam a operar ano após ano ?

Isto é tão estúpido que fazem de nós parvos. Se eu devesse um cagajésimo disto a alguém ( estado ou banca ) estava preso. Estes senhores, SAD Empresas, Agiotas etc, continuam a rir e a cantar loas ao fantástico mundo do desporto. Mas qual desporto ? o Mcarty ganha mais por mês do que eu ganho num ano. O clube, para o qual cada sócio paga, vai alegre e contente a escorregar para o cano, mas eles continuam a receber os seus salários principescos. Não, não estou adizer que não se deve pagar, pelo contrário o FCP tem como bom principio pagar os salários aos seus colaboradores e acho muito bem o que pergunto é como vai o FCP, sobreviver depois do Pinto. Quando ele sair isto vai desmoronar-se como um castelo de cartas. Ninguem quererá ter o ónus de 100 MILHÕES para pagar ( parto do principio que ele fica mais um ano ).

Meus caros portistas, os mouros do benfica ainda se vão rir. Eles foram os primeiros mas nós vamos a seguir. Infelizmente.

Sem comentários: