sexta-feira, abril 30, 2004

PARA CUMPRIR CALENDÁRIO?


O JN noticia hoje que o jogo de hoje entre o Rio Ave e o FC Porto é só para cumprir calendário.

Não posso deixar de discordar de tal afirmação. Eu sei que neste encontro nada está em jogo para qualquer das equipas, mas é necessário dignidade, respeito mútuo pelos adversários e defender o prestígio de ambas as equipas. Qualquer equipa, ao longo dos 34 jogos que tem de disputar na Superliga, tem de encará-lo como se dele dependesse a sua classificação final. O desleixo pode beneficiar, ou prejudicar terceiros, que não podem estar sujeitos às arbitrariedades de um sorteio e/ou da pontuação que entretanto foram acumulando.

Espero que ambas as equipas entrem no jogo com vontade de vencê-lo, independentemente de quem jogar, pois só assim se dignifica o futebol e a camisola que se veste. Acredito que assim vai ser, por isso sou obrigado a discordar do título jornalístico que desvaloriza, involuntariamente, a importância e até a seriedade do jogo.

Compreendo que não foi essa a intenção do jornalista, mas há expressões, ou chavões, que era melhor não serem utilizados, a bem da verdade desportiva, porque no fim prevalecem estes lugares comuns que, na maior parte das vezes, geram polémicas escusadas e despropositadas.

Aqui reside a diferença entre a simples conversa de café e o artigo com responsabilidades jornalísticas, mesmo que o jogo seja só para cumprir calendário.

Sem comentários: