segunda-feira, abril 26, 2004

RESCALDO em FUTEBULÊS


Ninguém, mas mesmo ninguém pode tirar o mérito a mais esta vitória do FCP.

Quem o tenta fazer só mostra que não sabe ver futebol e procurar justificações para a sua derrota. O nosso futuro ex-amigo Dias da Cunha, tudo depende de onde soprar o vento, volta à carga. Frases como: "este campeonato está inquinado", "o senhor Pinto da Costa trabalhou muitíssimo", "não gosto de arranjar desculpas". Estas e outras afirmações completamente descabeladas só demonstram o estado de desespero em que os principais rivais do FCP se encontram, neste particular o Sporting, ou melhor o Dias da Cunha. Os dirigentes dos dois principais rivais do FCP deveriam ouvir com mais atenção as palavras dos respectivos treinadores, esses sim homens do futebol, e daí tirarem as suas ilacções.

Pinto da Costa é o homem mais odiado do país por uma larga maioria de portugueses, mas simultaneamente é idolatrado por uma maioria esmagadora de portistas. Nós não nos revemos numa coisa nem na outra, mas reconhecemos-lhe um trabalho ímpar em prol do nosso clube, no entanto também aqui, as nossas reacções devem pautar-se por alguma racionalidade e não exclusivamente pela emotividade. Por isso é que não hesitamos em criticar as suas atitudes, desportivas entenda-se, quando achamos que devemos fazê-lo, e elogiá-lo quando, segundo o nosso entendimento, o merece. Não há um único adepto, seja de que clube for, que não gostasse de ter um Pinto da Costa à frente dos destinos do seu clube.

Pinto da Costa é, como disse atrás, o homem mais odiado do país, e também o mais vigiado, mas apesar de todas as insinuações e maledicência, a verdade é que não houve, até hoje, qualquer acusação de corrupção contra a sua pessoa. A verdade é que outros são presos e arguidos em processos-crime e Pinto da Costa passa incólume a tudo isto. Quem sabe alguma coisa que o acuse, que obrigue a Judiciária a investigá-lo e, se for acusado, que seja julgado, e se culpado, que seja condenado. Mas não é isso que interessa porque estes senhores vivem precisamente da falta de clareza, porque é essa falta de clareza que lhes dá argumentos para justicar a sua incapacidade, incompetência e inêxito.

Ainda estou para ver o dia em que os ditos paladinos da transparência irão denunciar, quando o seu clube for beneficiado por uma qualquer decisão, e propôr a respectiva perda de pontos.

Façam o deve e o haver de decisões erradas, não só nesta época como nas antecedentes e irão verificar que as contas, para os ditos grandes, até não estão muito desequilibradas.

Querem ser campeões? Então organizem-se, dêm condições aos vossos profissinais e deixem-se de tricas, porque os jogos, e os campeonatos, ganham-se dentro das quatro linhas, não fora delas.

Sem comentários: